sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

EMPADÃO DE CARNE COM ARROZ

Hoje trago uma receita preparada com sobras de carnes de porco e de peru, que tinham sido estufadas,  por isso este empadão prepara-se rapidamente e fica muito saboroso.
Desta vez não usei batata, mas sim arroz; não um arroz qualquer, mas sim aquele que contribui para o sucesso das minhas receitas " Bom Sucesso ".

Para preparar esta receita usei Arroz Agulha Bom Sucesso, um arroz de grão fino e longo.



Ingredientes: cerca de 350g de carnes, 1 fio generoso de azeite, 5 rodelas de chourição, 500g de arroz agulha Bom Sucesso,  1 gema de ovo, 4 dentes de alhos picados, 2 colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal grosso, margarina para untar.





Preparação:

Comece por fazer um arroz simples: alhos picados, um fio generoso de azeite, coloque o arroz dentro com uma pitada de sal grosso, cubra com água a ferver, mexa e deixe cozer por 10 minutos. Retire do lume e escorra o excesso de  àgua.

Pique as sobras das carnes  juntamente com as rodelas de chourição, estas vão dar sabor e cor, depois  coloque-as numa frigideira, regue com um fio generoso de azeite, leve ao lume até que o azeite seja absorvido.

Unte o fundo de um pirex com margarina, cubra com uma boa camada de arroz seguido duma camada de carne, repita o procedimento até ao fim dos ingredientes, terminando com uma camada de arroz. 

Por fim desfaça uma gema de ovo e pincele.
Leve ao forno a 200ºC durante 20 minutos. 

Sirva bem quente.




HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...