sábado, 21 de abril de 2018

TARTE DE AMÊNDOA CARAMELIZADA


Para este fim de semana, trago uma deliciosa tarte de amêndoa caramelizada, muito fácil de preparar e que todos irão gostar.


Ingredientes para a base: 150g de manteiga sem sal, 175g de açúcar, 175g de farinha de trigo sem fermento, 1 colher de chá de fermento em pó, 2 ovos, 4 colheres de sopa de leite.


Ingredientes para a cobertura: 125g de açúcar, 125g de manteiga sem sal, 4 colheres de sopa de leite, 150g de miolo de amêndoa laminada



Preparação:

Comece por  untar uma forma, nunca inferior a 30 cm de diâmetro ( de fundo amovível, ou não) e forre com papel vegetal, depois unte novamente com manteiga. Reserve.
Prepare então a base: coloque a manteiga e o açúcar numa tigela e bata até ficar um creme, depois junte os ovos e continue a bater até ficar um creme homogéneo.
Depois do creme batido, vá juntando a farinha peneirada aos poucos e vá envolvendo com uma colher de pau. Após juntar toda a farinha misture o leite  sem bater.
Espalhe o preparado no fundo da tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC , durante 15 minutos ( em forno eléctrico).


Enquanto isso, prepare a cobertura: l
eve ao lume num tacho a manteiga, o açúcar, o miolo de amêndoa e o leite, vá mexendo até que a manteiga fique totalmente derretida. 
Continue a mexer e deixe levantar fervura, mantendo ao lume alguns minutos. Retire e reserve.


Decorridos os 15 minutos, retire a tarte do forno e verta o preparado de amêndoa,  espalhe uniformemente.

Coloque novamente a tarte no forno e aumente a temperatura para os 190ºC.
Deixe alourar entre 7 a 10 minutos ou até que a amêndoa fique tostada a  seu gosto.
Depois da tarte loirinha, retire-a e deixe arrefecer. Desenforme e sirva.










Bom apetite :)









HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...