sábado, 21 de janeiro de 2017

ARROZ DOCE TRADICIONAL

Para adoçar o vosso fim de semana e os gulosos cá de casa, preparei o meu arroz doce preferido e especial;  aquele que aprendi com a minha avó.


E para para o tornar ainda mais especial, só mesmo com o arroz Bom Sucesso.
Para preparar o arroz doce usei o  Carolino Bom Sucesso, um arroz mais volumoso e aveludado, que incha mais e cria mais goma que as outras variedades, o Carolino é o tipo de arroz mais genuinamente português e o que melhor se adequa à nossa tradição gastronómica.
As suas características fazem com que absorva como nenhum os outros aromas e sabores dos temperos e ingredientes com que é cozinhado.É por isso o arroz ideal para a preparação de pratos tradicionais portugueses,entre outros,  o tradicional  arroz doce.




O Arroz Bom Sucesso, é o arroz de eleição na minha cozinha!!
E agora deixo aqui a receita


Com o Carolino Bom Sucesso, poupa no leite ( neste caso, em vez de 2 L usei apenas 1,5L), devido às características anteriormente mencionadas.



Ingredientes:

300 g de arroz carolino
300 g de açúcar 
água suficiente para cobrir o arroz no tacho ( 5 a 6 dl )
 casca de limão
1 pau de canela
1 c. (de sopa) bem cheia de manteiga
1 pitada de sal
 1,5 L de leite 
 8 gemas de ovo
canela em pó q.b.


Preparação:
1- Leve um tacho ao lume com a água, a casca de limão, o pau de canela, a manteiga e a pitada de sal. Quando começar a ferver junte o arroz e deixe cozinhar bem, em lume brando e mexendo quase sempre, até a água se evaporar por completo.

2- Noutro tacho leve o leite ao lume e deixe aquecer bem, depois acrescente-o, aos poucos e mexendo de vez em quando ao tacho do arroz. Deixe cozinhar bem até ficar cremoso e até que esteja mesmo cozido, só depois adiciona o açúcar. Deixe apurar mais uns minutos e desligue o fogão.

3- Numa tigela, deite as gemas e retire do preparado umas colheradas e junte mexendo sempre e depois de muito bem mexido verta para o tacho do preparado mexendo continuadamente. Ligue novamente o fogão por 3 minutos sempre a mexer e volte a desligar. Retire a casca do limão e o pau de canela. Deite para uma travessa larga, polvilhe com a canela, faça a decoração a seu gosto.

Bom Apetite...















































HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...