quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

REBUÇADOS DE MARMELADA

Chegou mais uma edição do "Dia Um...Na Cozinha", em que nos foi proposto fazer prendinhas de Natal comestíveis.

Para a 43ª Edição, preparei uns rebuçados de marmelada, muito gulosos e que me levaram à minha feliz infância, e nessa altura, anos 60, os rebuçados e bolachas eram feitos em casa, sob o olhar atento da criançada.

Esta é então a minha sugestão de "prendinhas de Natal comestíveis".

A receita da marmelada é do tipo tradicional e aprendi-a a fazer com a  avó Luz.



Ingredientes:

1 Kg de marmelos inteiros ( limpos só polpa cerca de 500 g)
500 g de açúcar
1/2 chávena de chá de água
1 pau de canela.


Preparação:

Lave os marmelos e leve-os a cozer com a casca, num tacho. 
Para saber que o marmelo está cozido, vá espetando um garfo, quando conseguir espetar o garfo por completo, estão cozidos.

Enquanto os marmelos arrefecem, comece por preparar a calda do açúcar. Coloque num tacho o açúcar, verta a água fria e junte um pau de canela. Ligue o lume médio, envolva com a colher de pau e deixe ao lume. Atenção que deve ir mexendo, para que não agarre.

Ao mesmo tempo que vigia o açúcar, vá retirando a casca aos marmelos, depois, corte-os  aos pedaços, sem atingir o caroço. De seguida e com a ajuda duma varinha mágica, ou varinha de puré (foi o que usei), reduza a puré e reserve.

Volte então a sua atenção para a calda de açúcar, que entretanto começa a ferver e irá começar a borbulhar, por isso reduza para lume brando e deixe ao lume mexendo para não agarrar. O tempo será cerca  20 minutos até atingir o que a minha avó chamava de "ponto rebuçado". Para verificar o ponto, coloque um pouco de água fria numa taça e com a colher de pau verta um pouco de calda nessa água, se a calda ficar desfeita, ainda não está pronta, mas se formar rebuçado, já está no ponto.

Junte então a calda com o puré de marmelos, retire o pau de canela e envolva tudo muito bem. Utilize a varinha mágica para que fique tudo muito bem misturado e para que a marmelada fique lisa sem grumos.

Verta então para um tabuleiro e deixe-a arrefecer de um dia para o outro.
No dia seguinte, corte-a aos cubos ( o tamanho que entender), passe-os por açúcar.
Embrulhe-os em papel celofane, como vê nas fotos e ofereça à família e amigos.
Pode também colocar numa taça, junto aos doces de Natal.










HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...