quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

REBUÇADOS DE MARMELADA

Chegou mais uma edição do "Dia Um...Na Cozinha", em que nos foi proposto fazer prendinhas de Natal comestíveis.

Para a 43ª Edição, preparei uns rebuçados de marmelada, muito gulosos e que me levaram à minha feliz infância, e nessa altura, anos 60, os rebuçados e bolachas eram feitos em casa, sob o olhar atento da criançada.

Esta é então a minha sugestão de "prendinhas de Natal comestíveis".

A receita da marmelada é do tipo tradicional e aprendi-a a fazer com a  avó Luz.



Ingredientes:

1 Kg de marmelos inteiros ( limpos só polpa cerca de 500 g)
500 g de açúcar
1/2 chávena de chá de água
1 pau de canela.


Preparação:

Lave os marmelos e leve-os a cozer com a casca, num tacho. 
Para saber que o marmelo está cozido, vá espetando um garfo, quando conseguir espetar o garfo por completo, estão cozidos.

Enquanto os marmelos arrefecem, comece por preparar a calda do açúcar. Coloque num tacho o açúcar, verta a água fria e junte um pau de canela. Ligue o lume médio, envolva com a colher de pau e deixe ao lume. Atenção que deve ir mexendo, para que não agarre.

Ao mesmo tempo que vigia o açúcar, vá retirando a casca aos marmelos, depois, corte-os  aos pedaços, sem atingir o caroço. De seguida e com a ajuda duma varinha mágica, ou varinha de puré (foi o que usei), reduza a puré e reserve.

Volte então a sua atenção para a calda de açúcar, que entretanto começa a ferver e irá começar a borbulhar, por isso reduza para lume brando e deixe ao lume mexendo para não agarrar. O tempo será cerca  20 minutos até atingir o que a minha avó chamava de "ponto rebuçado". Para verificar o ponto, coloque um pouco de água fria numa taça e com a colher de pau verta um pouco de calda nessa água, se a calda ficar desfeita, ainda não está pronta, mas se formar rebuçado, já está no ponto.

Junte então a calda com o puré de marmelos, retire o pau de canela e envolva tudo muito bem. Utilize a varinha mágica para que fique tudo muito bem misturado e para que a marmelada fique lisa sem grumos.

Verta então para um tabuleiro e deixe-a arrefecer de um dia para o outro.
No dia seguinte, corte-a aos cubos ( o tamanho que entender), passe-os por açúcar.
Embrulhe-os em papel celofane, como vê nas fotos e ofereça à família e amigos.
Pode também colocar numa taça, junto aos doces de Natal.










12 comentários:

  1. Não conhecia o teu blogue. Já estou a seguir.
    Belíssima e gulosa sugestão que não conhecia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/dia-um-na-cozinha-e-marmelada-de-3.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras Clara.
      Comecei primeiro pela página, há cerca de 3 anos e só recentemente, depois de ter sido finalista no 1º apuramento do concurso "A Mesa dos Portugueses", houve pessoas que me convenceram a criar o blogue, foi criado a 1/11.
      Já participo no desfile do dia 1 há 2 anos, mas a partir do blog foi a primeira vez.
      Obrigada por ficares a seguir, vamo-nos encontrando por aqui e partilhando experiências e saberes.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá :)....
    Que aspecto magnifico e excelente sugestão :)....
    Parabéns pelo o teu blog e tenho muito gosto em segui-lo :)...
    ai uns rebuçadinhos nham nham...
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonor, fico contente por te ver por aqui e ainda bem que gostaste dos meus rebuçados e do blog.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Fico tão contente que o grupo Dia Um Na Cozinha nos dê a conhecer novos blogs! Não conhecia este! Já estou a seguir para não perder pitada!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, a minha página já existe há 3 anos, e já participo no grupo do Dia Um, vai fazer 2 anos, mas o blog só foi criado em Novembro último.
      Também não conheço o teu blog, mas vou já conhecer e seguir.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Olá querida Alexandra, adorei a tua sugestão ;) E o teu blogue esta lindo, com tanta coisa boa seria difícil não estar! beijinho grande <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida, é sempre tão bom saber a tua opinião e fico contente por gostares do blog, ainda com poucas publicações, estou aos poucos a passar todas as minhas receitas para aqui.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Alexandra, que ótima ideia para presentear! As balas ficaram lindas e tão bem enfeitadas, um lindo presente!
    Bjs, boa semana! =)

    ResponderEliminar
  6. Que saudades da infância! A minha avó sempre fazia estes rebuçados quando fazia marmelada. Eu já tentei mas nunca me saem bem. Vou tentar esta receita quando voltar a fazer marmelada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu e eu, querida Sofia, eram tão bons não eram?? por isso quis lembrar-me da minha feliz infância. Beijinhos

      Eliminar

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...