quarta-feira, 30 de novembro de 2016

MARMELADA DA AVÓ LUZ

Quando nos oferecem marmelos, o que fazemos? Marmelada...claro!!
Hoje trago a receita de marmelada da avó Luz, é uma receita  tradicional, mas a sua preparação é feita duma maneira diferente, pois os marmelos não são descascados em cru, mas sim depois de cozerem.



Ingredientes: 

5 kg de marmelos inteiros – limpos só polpa 3 kg
3 kg de açúcar
2 chávenas de água
1 pau de canela.







Preparação:
Lave os marmelos e leve-os a cozer com a casca, num tacho largo. Se não couberem todos, vá cozendo uns tantos de cada vez e retirando. Para saber que o marmelo está cozido, vá espetando um garfo, quando conseguir espetar o garfo por completo, estão cozidos.

Enquanto os marmelos arrefecem, comece por preparar a calda do açúcar. Coloque num tacho o açúcar, verta duas chávenas de água fria e junte um pau de canela. Ligue o lume médio, envolva com a colher de pau e deixe ao lume. Atenção que deve ir mexendo, para que não agarre.

Ao mesmo tempo que vigia o açúcar, vá retirando a casca aos marmelos, depois, corte-os aos pedaços, sem atingir o caroço. De seguida e com a ajuda duma varinha mágica, ou varinha de puré (foi o que usei), reduza a puré e reserve.




Volte então a sua atenção para a calda de açúcar, que entretanto começa a ferver e irá começar a borbulhar, por isso reduza para lume brando e deixe ao lume mexendo para não agarrar. O tempo será cerca de 30 a 35 minutos até atingir o que a minha avó chamava de ponto rebuçado. Para verificar o ponto, coloque um pouco de água fria numa taça e com a colher de pau verta um pouco de calda nessa água, se a calda ficar desfeita, ainda não está pronta, mas se formar rebuçado, já está no ponto.

Junte então a calda com o puré de marmelos, retire o pau de canela e envolva tudo muito bem. Utilize a varinha para que fique tudo muito bem misturado e para que a marmelada fique lisa sem grumos.

Verta então para taças ou tigelas e deixe arrefecer. Eu mantenho a marmelada destapada durante 8 dias, para que seque bem e fique rija, só depois cubro com papel vegetal embebido em aguardente, o que irá evitar a formação de bolor.


 Espero que experimentem e depois digam-me o que acharam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...