domingo, 28 de outubro de 2018

ARROZ DE POLVO COM FEIJÃO E COUVE

Hoje trago uma receita, que começou por ser um simples arroz de polvo, mas que depois decidi inovar e juntar feijão e couve; resultou  numa mistura de arroz de polvo e feijoada e posso dizer que resultou na perfeição, fiz uma refeição diferente, muito saborosa e que todos apreciaram cá em casa.

Por isso, convido-vos a experimentarem e a deixarem aqui o vosso testemunho.



Ingredientes:  
1 polvo cerca de 1,200 kg, 
400g de arroz carolino, 
8/10 folhas de couve  lombarda, 
1 lata pequena de feijão encarnado, 
1 cebola grande, 
2 dentes de alho,
 0,5 dl de azeite, 
3 tomates maduros, 
sal e pimenta q.b, 
1 folha de louro, 




 Preparação:
Comece por arranjar o polvo e leve-o a cozer em água com um fio de azeite. Deixe que fique tenrinho, desligue o lume, tempere com sal e deixe repousar.
Arranje também as folhas de couve lombarda e corte-as em juliana grossa. Reserve.
Pique a cebola e os dentes de alho e coloque num tacho. Adicione o azeite e a folha de louro e deixe refogar uns 5 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando. Adicione depois os tomates limpos de peles e sementes e picados e deixe cozinhar até que fique macio.
Depois escorra a água de cozer o polvo e adicione ao refogado. Quando levantar fervura junte a couve lombarda e deixe cozer 5 minutos, de seguida junte o arroz, mexa para não agarrar e deixe cozer 15 minutos. Se necessário adicione um pouco de água bem quente. Junte o raminho de salsa, tempere com pimenta e retifique o sal, se necessário.
Entretanto corte o polvo aos pedaços pequenos/médios e quando faltarem 5 minutos para o arroz estar cozido, junte o polvo e a lata de feijão. Envolva bem e deixe ao lume mais 5 minutos.
Por fim, sirva-se e saboreie este delicioso arroz.

Na preparação desta receita, tive a preciosa ajuda da mandolina da Borner para picar a cebola.







CANJA DE GALINHA CASEIRA


Hoje recomendo a  canja de galinha, que aprendi com a minha avó Piedade.
Lembro-me, em criança, sempre que ficava constipada, lá vinha a canjinha da avó, o que me desagradava, pois apesar de gostar de outras sopas, esta era aquela que comia quando estava doente e provavelmente ao associar “canja/doente”, fazia-me detestá-la.
Mas os anos passaram e já adulta,  comecei a fazer canja sem estar doente e comecei a aprecia-la, pois uma canja quentinha, é muito reconfortante e sabe muito bem nos dias  mais frios, como acontece hoje.
A canja que vos trago, foi feita com galinha caseira, o que a torna ainda mais saborosa. Quando faço canja para dois, nunca coloco a galinha inteira, apenas coloco as pernas com costa, as patas, pescoço e miúdos, pois faço apenas 1 refeição. Se quiser usar a galinha inteira, deverá ter em atenção a quantidade de massa a colocar, aconselho 100g/pessoa.




Ingredientes:
Galinha caseira ( pernas com costa, patas, pescoço e miúdos)
1 cebola pequena
Azeite qb usei Transmontanos
Sal qb
1 dentes de alho
1 folha de louro
2 ovos
200 g de cotovelinhos
hortelã qb


Preparação:
Para preparar esta sopa, coloque numa panela as partes da galinha que indiquei, junte a cebola descascada e partida ao meio, a folha de louro, os dentes de alho descascados e inteiros, tempere com sal a gosto, um fio de azeite e leve ao lume a cozer cerca  de 20 minutos.
À parte, coza os ovos em água, reserve.
Decorrido o tempo, retire as pernas da galinha, desfie-as, rejeitando pele e ossos. Depois, leve novamente ao lume, junte os cotovelinhos (ou outra massa a gosto) e deixe cozer, uns 10 minutos.
Por fim sirva a canja em pratos, distribuindo as diversas partes cozinhadas. Coloque dentro do prato,  apenas a gema ou pique o ovo inteiro e coloque por cima da canja, faço das duas maneiras e fica muito bom.  Coloque folhas de hortelã em cada prato para aromatizar.


Parceiro nesta receita:

O azeite " Ti Gabriela", deu o seu sabor especial  a esta canja.
Saiba mais em:

https://www.facebook.com/Fogueiradogalo/





HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...