terça-feira, 10 de janeiro de 2017

AÇORDA DE PEIXE

Ainda a tempo do vosso jantar?? aqui  deixo uma receita de muito rápida preparação.
Trata-se duma deliciosa e reconfortante açorda de peixe, onde foi utilizada  perca. Pode no entanto usar sobras de peixe ou peixe a seu gosto.
Quanto ao pão, aqui por casa comemos sempre pão Alentejano e foi que usei na preparação desta açorda, guardo sempre no congelador  pedaços que vão sobrando e quando tenho cerca de 500g ou mais, lá preparo uma açorda.
Aproveito para deixar aqui esta sugestão de aproveitamento.
Se não tiver pão de aproveitamentos, aconselho que use pão do dia anterior, pois quanto mais duro melhor sai a açorda.




Ingredientes: 400 g de peixe ( usei perca), 6 c. ( sopa ) de azeite, 1 cebola, 2 tomates maduros, 5 dentes de alho, 500g de pão saloio (utilizei alentejano), 2 ovos, 1 molho de coentros picados, sal e piripiri q.b.




Preparação:

1. Coza o peixe em água e sal. Depois limpe-o de peles e espinhas e lasque-o. Reserve a água sua cozedura.

2. Corte o pão em pedaços e coloque num recipiente coberto com água a ferver.

3. Coloque num tacho a cebola cortada às rodelas muito finas ( reparem na precisão das fatias com a ajuda da mandolina da Borner), os tomates limpos de casca e sementes e  leve ao lume com o azeite,  refogue um pouco,  depois adicione uma concha da água que reservou e deixe ferver uns 5 minutos.



5. Retire o pão da água, esprema bem com as mãos e junte no tacho. Adicione 3 dentes de alho picados e 2 alhos esmagados com casca. Envolva tudo muito bem com uma colher de pau e vá adicionando água da cozedura até que o pão ganhe a consistência de açorda.

6. Adicione então o peixe lascado, os ovos batidos, envolva bem até que os ovos fiquem bem misturados. Faça o mesmo com os coentros picados e tempere com piripiri.

Sirva de imediato.

 Já pensaram como é fácil cortar cebola ou outro legume?? Visite a página da Borner em www.borner.pt e seja mais uma mulher satisfeita!!



HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...