segunda-feira, 22 de outubro de 2018

PATO COM LARANJA

Ontem,  domingo de Outono, por aqui,  acordou soalheiro e mais tarde encobriu e veio uma chuva miúdinha, daquelas a que chamamos, "chuva molha parvos",  mas foi o dia ideal para um assado no forno.
Apresento-vos um prato que é um clássico da culinária, pato com laranja.
Espero que as imagens vos agucem o apetite e decidam experimentar.


Ingredientes para marinar o pato:
1 pato com cerca de 2 kg
2 laranjas
½ limão
1 colher de chá de sal grosso
 1 colher de sopa de azeite, usei  Transmontanos
1 cubo de caldo de galinha, usei Knorr
1 colher de chá de massa pimentão
1 colher de chá de pimentão-doce usei Suldouro-Navires
4 dentes de alho esmagados com a casca
1 folha de louro
1 vagem de "piri-piri" cortada, usei da Suldouro-Navires

Ingredientes para as batatas:
2 kg de batatinhas para assar
 1 fio generoso de azeite 
sal qb
água qb
5 dentes de alhos picados


Preparação:

Comece por limpar bem a pele do pato, retirando restos de penas e cálamos e lave-o muito bem, por dentro e por fora, depois parta-o aos pedaços médios e reserve.
Prepare então a marinada, esprema para uma taça as laranjas e o limão e junte todos os ingredientes indicados para o pato. O caldo de galinha deverá desfazê-lo com os dedos.
Coloque o pato num recipiente e verta a marinada nele de forma a que todos os pedaços tomem o gosto da marinada. Cubra com papel celofane ou de alumínio e guarde no frigorifico de um dia para o outro.
No dia seguinte, pré aqueça o forno a 150ºC, coloque o pato com a marinada num pirex, cubra com papel vegetal e leve ao forno durante 60 minutos.
Decorrido o tempo, retire o pato e vire os pedaços para verificar se estão a assar por igual, pincele se necessário com a marinada e coloque de novo no forno, agora  destapado e baixe para170ºC, durante mais 40 minutos.
Descasque as batatas e leve-as ao lume em água fervente, durante 8 minutos. Depois escorra a água e coloque-as num tabuleiro,  tempere com 1 pitada de sal, os alhos picados, regue com um fio generoso de azeite e junte um pouco de água. Coloque-as no forno até final da cozedura do pato.
Para levar à mesa,  coloque os pedaços do pato numa travessa com as batatas, decorre com rodelas de laranja. O molho de assar o pato coloque numa molheira.
Acompanhe com uma salada a gosto.




Parceiros:

Suldouro-Navires

Onde pode encontrar uma grande variedade de especiarias de excelente qualidade/preço.
Saibam mais em https://www.facebook.com/Suldouro-Navires-282742885189087/





Transmontanos:


"Tia Gabriela", um azeite com um aroma intenso, ligeiramente picante e uma acidez de 0.04. Conheçam melhor a marca em http://www.transmontanos.com/azeite.html





Knorr:

Caldos Knorr, fazem parte das minhas receitas.
Vejam mais em https://www.facebook.com/KnorrPortugal/




HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...