domingo, 17 de fevereiro de 2019

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

Como já se devem ter apercebido, tenho andado afastada do meu blogue. Por muito que goste de partilhar convosco as minhas receitas, por vezes outras prioridades não mo permitem.

Hoje trago novamente o meu delicioso bolo de cenoura, com cobertura de chocolate, aproveitei a massa e fiz doze queques/madalenas para umas visitas de palmo e meio.

 Use como medida uma chávena de chá


Ingredientes para o bolo: 4 cenouras grandes, 4 ovos, 1 chávena de óleo, 2 chávenas de açúcar, 2 chávenas de farinha de trigo, 1 chávena de amido de milho (Maizena), 1 colher ( de sopa) de fermento em pó.


Ingredientes para a cobertura: 1 colher (sopa) de manteiga, 100 g de chocolate culinária,  6 colheres (sopa) de açúcar, 1 chávena de leite


Preparação:

Coloque no liquidificador as cenouras descascadas e partidas aos bocados. Junte os ovos inteiros, o óleo e o açúcar. Bata bem.
De seguida verta o preparado para uma tigela grande e adicione as farinhas e o fermento, peneirados. Misture muito bem, sem bater, até que fique tudo bem misturado e não se note grumos das farinhas.

Pré aqueça o forno a 180º.
Unte uma forma de buraco, com óleo e polvilhe com farinha. Verta nela o preparado e leve ao forno durante 40 minutos ( forno elétrico). Desta vez optei por prearar também 12 queques/madalenas, como podem ver pelas fotos.



Enquanto o bolo coze, prepare a cobertura:
Num tacho coloque todos os ingredientes e leve ao lume até levantar a fervura, depois reduza e vá mexendo durante 15 minutos. Reserve.
Decorrido o tempo de cozedura, retire o bolo, desenforme e verta a calda por cima.
Depois, delicie-se …
Bom apetite!










HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...