segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

TORTILHA COM CHOURIÇO E BACON

Gostam de tortilhas? É uma refeição muito rápida de preparar ideal para levar para o trabalho.


Ingredientes: 12 rodelas de chouriço, 2 tiras grossas de bacon, 2 batatas médias, 4 ovos, 1 cebola pequena, sal, pimenta, salsa e azeite q.b.


Preparação:
Comece por picar as cebola, cortar as batatas às rodelas finas, o chouriço também às rodelas e o bacon aos cubos, eu tive a ajuda preciosa da mandolina da Borner, o melhor cortador de legumes e não só!!..como podem ver mais abaixo na foto.
Bata os ovos inteiros, junte a salsa e a cebola picadas envolva as rodelas de chouriço e o bacon, tempere com sal e pimenta a gosto e salsa picada.
Regue uma frigideira com um fio generoso de azeite, leve ao lume a aquecer e depois verta nele o preparado. Disponha por cima as batatas, tape a frigideira e deixe que a tortilha ganhe cor. Com a ajuda dum prato vire a tortilha de baixo para cima, para que fique com o aspecto da foto.


E está pronta a servir, bom apetite.










TARTE DE SALMÃO

Mais uma sugestão, uma tarte de salmão, uma refeição de rápida preparação e muito saborosa. E como sempre, imprescindível na minha cozinha o magnifico cortador de legumes Borner... façam como eu e adquiram o vosso em www.borner.pt., desta vez foi utilizado para picar a cebola, cortar o alho francês às rodelas e as courgettes,  mas por esquecimento não fotografei o alho e as courgettes depois de cortadas...


Ingredientes: 2 postas de salmão, 100 ml de bechamel, 2 ovos,  1 cenoura média, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho, 50 ml de azeite, sal, pimenta e salsa q.b.,  100 g de queijo ralado, 2 courgettes pequenas ( amarela e verde), 1 alho francês ( a parte branca), 150 g de espinafres, azeitonas.


Preparação: 

Leve a cozer o salmão com uma pitada de sal. Depois, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o, Reserve.
À parte, coza os espinafres 8 minutos com uma pitada de sal, escorra e reserve.
Pique a cebola e os alhos e leve-os ao lume com o azeite, deixe aquecer e junte o alho francês cortado às rodelas. Deixe saltear e junte o salmão, envolvendo bem, sem desfazer.
Numa taça bata os ovos com o bechamel e polvilhe com pimenta. Depois envolva ao preparado anterior. Adicione a cenoura ralada e metade do queijo ralado e misture.
Verta tudo para um tabuleiro de forno, alise, polvilhe com o restante queijo e disponha os espinafres por cima, as rodelas das courgettes e  as azeitonas.
Leve ao forno, a 200ºC durante 20 minutos ou até que fique douradinho.


Bom Apetite! 






















TARTE DE FRANGO COM ESPINAFRES

Hoje trago uma simples tarte onde o  ingrediente principal é o frango. Tinha sobras de frango assado e com mais alguns ingredientes que adicionei, preparei uma tarte que serviu para mais uma refeição para os três cá de casa.
Vou deixar-vos a receita que poderão seguir,  mas muito sinceramente, faço sempre a olho e raramente repito os mesmos ingredientes, é o que tenho na altura no frigorífico.
E como sempre, a cebola foi picada com a ajuda preciosa da mandolina da Borner.


Ingredientes:

1 base de massa quebrada
cerca de 400 g de frango
1 linguiça
200 g de espinafres
1 alho francês
1 cenoura
1 lata de cogumelos ( 185 g)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 ovos 
1 pacote de natas de culinária ( 200 ml)
Azeite, sal, pimenta e azeitonas às rodelas q.b.


Preparação:

Forre uma tarteira de fundo amovível com a base de massa quebrada e pique o fundo com um garfo.
Se for utilizar peitinhos de frango, coza-os com uma pitada de sal e depois de arrefecer, deve desfiá-los. Nesta tarte, utilizei cerca de 400g de sobras de frango assado, por isso retirei a pele e os ossos e desfiei.
Numa frigideira coloque a cebola e os alhos picados, regue com um fio generoso de azeite e deixe alourar. Junte então o frango desfiado, a linguiça cortada às rodelas, a cenoura ralada, o alho francês cortado às rodelas, os cogumelos laminados e  escorridos, envolvendo tudo muito bem. Tempere com  sal e pimenta a gosto (se necessário, neste caso não coloquei mais tempero pois o frango estava temperado) e deixe refogar; se for necessário acrescente mais um fio de azeite.
Numa taça bata os ovos com uma vara de arames, depois, adicione as natas e bata de novo.  Adicione o preparado da frigideira, envolvendo tudo muito bem. Lave as folhas de espinafres e corte-as em juliana grossa. Depois  misture no preparado. 
Verta para a tarteira e espalhe por cima algumas azeitonas cortadas às rodelas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º C, durante 30 minutos, ou até que fique cozida.

Bom Apetite!





HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...