quarta-feira, 2 de novembro de 2016

SERICAIA ALENTEJANA

A Sericaia é um doce tipicamente alentejano cuja receita é de origem duvidosa: há quem diga que é proveniente da Índia, há quem diga que veio do Brasil.
A verdade é que o doce começou a ser confeccionado por dois conventos alentejanos que reclamam a receita original: o Convento das Chagas de Vila Viçosa e o Convento das Clarissas de Elvas. 
De forma a tornar a rivalidade mais espicaçada, um convento chama ao doce Sericaia e o outro chama Sericá.
Para o caso, o nome é o menos importante. A verdade é que o sabor do doce acompanhado com o sabor da ameixa de Elvas em calda, é único, no mínimo sublime
Hoje não tinha ameixas de Elvas, mas não resisti em fazer e apresentar-vos o doce.




Quero ainda dizer-vos, que a receita que vou apresentar, foi-me transmitida por uma grande amiga, de Vila Boím ( Elvas), Maria Clemência, a quem muito agradeço.

Com esta receita participei na 5ª Edição do Concurso "A Mesa dos Portugueses", tendo ido ao 1º apuramento de finalistas, entre as 15 melhores receitas na categoria de doçaria.

Não passei à fase seguinte, mas o júri escolheu a receita para constar no livro do concurso, o que me deixou muito feliz.







Ingredientes: 

1/2 litro de leite (retire 2 colheres de sopa para uma taça )
 200g de açúcar 
6 ovos
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de farinha maizena 
1 pau de canela 
1  tira de casca de limão
canela para polvilhar  
uma pitada de sal

Preparação:

Coloque o leite ( não se esqueça de retirar 2 colheres), num tacho com a casca de limão, o pau de canela e o açúcar, em lume brando, deixe até ferver.
Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo firme. Reserve.
Às gemas, junte as 2 colheres de leite e as duas farinhas ( misturadas e peneiradas). Misture tudo muito bem com a colher de pau até obter uma mistura homogénea e para  que não ganhe grumos.  A mistura deve ficar completamente lisa.
Junte então este preparado ao leite que entretanto já ferveu. Misture bem, ligue de novo o lume brando e vá mexendo até engrossar. Normalmente este processo de cozedura demora uns 15 minutos.
Desligue e vá mexendo para arrefecer um pouco. Depois junte as claras  e envolva com a ajuda duma colher de pau. Misture bem. ( só deve juntar as claras quando o preparado estiver morno quase frio).
Por fim, vá colocando às colheradas para um prato fundo de barro ( não alise, abane apenas o prato) e polvilhe com bastante  canela. 
Leve  ao forno a 180º C e quando começar a levantar deve dar  uns golpes  e deixe cozer 35 minutos.
Faça o teste do palito, se o centro estiver seco, está pronto.
Deixe arrefecer e sirva-se, deixo aqui uma fatia.

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...