domingo, 11 de novembro de 2018

LOMBO DE PORCO COM CASTANHAS


Hoje é dia de S. Martinho, mas este ano  fugiu à regra do " verão de S. Martinho", pois desde ontem á noite que chove com grande intensidade,  só apetece ficar no aconchego do lar, assar ou cozer castanhas e saboreá-las em familia.
Para o nosso almoço, preparei um lombo de porco acompanhado com castanhas.
Deixo então aqui esta sugestão.



Ingredientes:

1 kg de lombo de porco,
3 dentes de alho
 200 ml de vinho branco
1 cebola grande picada com a ajuda do Borner
 600 g de castanhas
6 batatas pequenas
100 ml de azeite, usei o “Ti Gabriela” da Transmontanos
1 folha de louro
Sal qb
Pimenta e alecrim em folha qb, usei da Suldouro

Preparação:

Arranje o lombo de porco, retirando-lhe o excesso de gorduras, coloque num recipiente e tempere com os dentes de alho picados, o vinho branco, sal, pimenta e folha de louro, envolva e deixe marinar durante 30 minutos.
Decorrido o tempo, escorra o lombo da marinada e, num tacho,  aloure-o no azeite, juntando a cebola picada,  depois regue com a marinada e deixe estufar durante 40 minutos, em lume brando. A meio do tempo, junte as batatas inteiras e as castanhas e deixe até ao fim do tempo. O molho não deve secar, por isso, se achar necessário adicione aos poucos água quente.
No fim do tempo, coloque a carne num pirex ou tabuleiro de forno e junte as batatas e castanhas, regue com o molho que ficou no tacho e polvilhe com alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC (em modo grill), apenas o tempo necessário (cerca de 20 minutos) para alourar  e dar-lhe o aspecto apetitoso  que apresento.
Para fatiar a carne deixe que arrefeça um pouco e corte-a com cuidado para não desmanchar.

Parceiros nesta receita:

Transmontanos 












Suldouro-Navires

Saiba mais em










Borner 






HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...