sábado, 25 de março de 2017

TORTA QUEIMADA

Retirada do forno há cerca de uma hora, deixou um  aroma na minha cozinha, que abre o apetite.
Deixo aqui a minha sugestão doce, neste fim de semana.






Ingredientes  para a massa: 


6 ovos
raspa de 1 limão
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
1 c. chá de fermento padeiro

Ingredientes para o DOCE DE OVOS:

150g de açúcar 
150ml de água 
4 gemas
casca de um limão

Preparação:



Ligue o forno a 180ºC e unte um tabuleiro com manteiga, depois forre-o com papel vegetal e novamente untado.
Separe as gemas das claras, bata as últimas em castelo e reserve.
Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. 
Incorpore a raspa do limão e por último junte a farinha e o fermento peneirados e continue a bater.
Adicione as claras a este preparado, envolvendo bem com a ajuda de uma colher de pau.
Verta a massa no tabuleiro, alise a superfície com uma espátula e  leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 12 minutos.

Prepare agora o doce de ovos:

Leve  ao lume a água com o  açúcar e uma casca de limão, até ficar em calda. Deixe arrefecer um pouco. Enquanto isso, mexa muito bem as gemas e depois adicione à calda, pouco a pouco, mexendo sempre. Leve de novo ao  lume, mexendo sempre até engrossar um pouco.
Entretanto a massa já está pronta, retire-a do forno, e vire para cima dum pano húmido. Espalhe o doce de ovos por cima,  (reservando uma parte para a cobertura)  e alise com uma espátula.
Enrole a torta com a ajuda do pano húmido. Barre a torta com o doce de ovos que reservou e 
leve novamente ao forno 10-12 minutos, até ganhar a cor dourada/queimada.


Delicie-se com uma fatia.



SUSHI

O sushi é considerada uma das comidas mais fotogénica do mundo, no entanto, a fotogenia da gastronomia nipónica, nem todas as mãos a  conseguem criar. E quem disser que fazer sushi é fácil, não é verdade!! Já experimentei e não sai nada de jeito que possa publicar.Tenho no entanto uma amiga que muito bem prepara o sushi, por isso abri a minha cozinha para que ela preparasse o sushi que hoje vos apresento.

Além da receita e a forma de como o preparar, irei aqui deixar alguns conselhos úteis.


Escolher um arroz adequado ao sushi, é sem dúvida um bom começo. 
Recomendo  "Bom Sucesso”, especial para Sushi, um arroz que fará a diferença nesta receita.
Antes de cozinhado, este deve ser bem lavado, depois deverá deixá-lo escorrer durante cerca de 20 minutos, tempo suficiente para que o bago absorva a água na totalidade — a ideia é ficar húmido por dentro e por fora.



Escolher o peixe: SALMÃO

Este peixe pode ser combinado com pickles, manga verde (que dá uma certa acidez e tem uma doçura mínima) ou ainda com o cremoso abacate.

Nas algas, preste atenção: há um lado rugoso e um mais liso. É sobre o rugoso que se coloca o arroz, para que este cole bem. 

As algas devem ser crocantes e só são boas quando, dobradas à mão, se partem e emitem um estalido próprio. Quando temos de utilizar uma faca ou uma tesoura para as partir é porque não estão tostadas o suficiente.
Nessas circunstâncias, não é recomendável comer a alga, uma vez que esta vai colar-se aos dentes e vai ser mais difícil de mastigar.


Quando chegar a altura de espalhar o arroz na alga, não o retire por completo do recipiente térmico onde este deve ser guardado, este deverá ser retirado aos poucos, pois quando estamos a comer o sushi, o arroz deve derreter-se na boca.

Muito importante: lavar a faca no momento em que se vai cortar o rolo de sushi é um daqueles truques que ficam sempre bem, por isso molhe a ponta da lâmina, deixe escorrer o fio de água pela faca e passe-a por um pano (faça isto de cada vez que for fazer um golpe assertivo no sushi). 
É a melhor maneira de evitar que o arroz se cole à lâmina e de conseguir um corte mais limpo. Atenção: a ideia é serrar o sushi, não cortá-lo com força.

Outro truque, para manter as mãos sempre húmidas deve meter cubos de gelo e gotas de vinagre de arroz na água onde as vai molhar. Isso faz com que a temperatura da mão baixe relativamente ao arroz, sendo que o vinagre permite que este não fique colado às mãos. Há uma técnica para molhar as extremidades: passe os dedos pela água e, depois, esfregue as mãos. Mais uma vez o truque está na subtileza com que se faz as coisas.

Nem só de ingredientes se faz um bom sushi. Os materiais também têm a sua quota-parte de responsabilidade, mas o grande segredo está também nas facas: uma boa faca é aquela que é equilibrada, com aço bom, bem temperado e que seja possível afiar com uma pedra própria.



Dados todos os conselhos que considero importantes, vamos passar aos ingredientes:

Ingredientes:

Arroz
2 chávenas de arroz para sushi ( foi usado "Bom Sucesso" e recomendo )
5 a 8 centímetros quadrados de alga kombu ( comprado no celeiro)
4 colheres de sopa de saquê ( bebida japonesa, pode comprar em qualquer hipermercado)
         
Tempero do arroz
4 colheres de sopa de vinagre de arroz
3 colheres de sopa rasas de açúcar
2 colheres de sopa de saquê (bebida japonesa)
1 colher de sopa rasa de sal
        
Sugestões de recheio

Salmão, requeijão e cebolinha
Salmão, requeijão e pepino
Salmão, Kani e pepino japonês
Kani - kama (  delicias do mar) e Kiwi
Kani, requeijão e Kiwi
Kani, requeijão e cebolinha picada
Kani, cenouras, requeijão
         
 Para preparar o sushi

 Esteira de bambu
 Alga Nori q.b.
 Wassabi (tempero japonês)
 Vinagre de arroz







Preparação do Sushi 



1- Preparação do Arroz:

Comece por lavar o arroz até que a água fique menos turva.Depois leve-o a cozer em água fria, de acordo com as instruções do pacote de arroz.Acrescente o Kumbu ( que deve ser retirado assim que o arroz começar a secar).Não coloque sal nem outro tempero na cozedura, apenas o Kumbu e saquê.Cozinhe em lume brando até secar. Retire do lume e tape.Pode acontecer que o arroz agarre um pouco ao tacho, se isso acontecer retire a parteamarelada.



2- Preparação do Tempero:

Junte todos os ingredientes numa panela, leve ao lume até derreter tudo, mas nãodeixeferver.De seguida, coloque o arroz num pirex e junte o tempero que acabou depreparar, mexa bem, como se estivesse a cortar o arroz, para não empapar.Deixearrefecer muito bem antes de começar a fazer os rolos.


3- Preparação dos recheios:

Corte o salmão em tirinhas de 1 cm de largura e espessura, (foi usado salmão congelado)que foi descongelado em água fria. ( Nunca use o microondas).Corte os bastões de Kani ao meio para que fiquem com 1 cm.Descasque o pepino  e corte-o em tirinhas. Rejeite as sementes.Corte a cebolinha verde bem fininha. As frutas que escolher: morango, abacate, manga, devem igualmente ser cortadasem tirinhas, o requeijão é também um excelente ingrediente para o recheio.


4- Como enrolar:

Coloque a alga sobre a esteira de bambu com a parte brilhante para baixo. A alga tem umas listas e o rolo será feito no sentido perpendicular a elas.Passe uma pequena quantidade de wassabi numa das extremidades, deixeuma borda de 0,5 cm.Molhe as mãos no vinagre  e comece a espalhar o arroz sobre a alga.O vinagre faz o arroz não agarrar às mãos, mas não coloque demasiadopara não alterar gosto do tempero.Na outra borda, deixe dois centímetros sem arroz.Feito isto, coloque o recheio sobre o arroz próximo da borda de 0,5 cm onde foi passado owassabi.Enrole o sushi com cuidado. Faça a ponta ficar por baixo do recheio e vá apertando bempara não ficar mole.Enrole até ao fim,  passe o dedo com água na parte da alga restante para colar.Coloque na bandeja com a “emenda” para baixo, para colar bem.


imagem retirada da net


5-Como cortar:

A faca deve ser bem afiada.Passe, com os dedos, vinagre de arroz pela faca e corte a pontinha do sushi fora (uns 2milímetros) para acertar o rolo.É preciso limpar a faca a cada corte, com um pano, e  molhar no vinagre de arroznovamente.Corte o sushi com 1,2 cm ou 1,5 cm de altura.Um rolo rende de 8 a 10 unidades, dependendo da altura

imagem retirada da net


6– Sugestões de recheio:


Salmão, requeijão e cebolinha picada 
Salmão, requeijão e pepino
Salmão, Kani e pepino 
Kani e Kiwi
Kani, requeijão e Kiwi 
Kani, requeijão e cebolinha picada










Parceiro 


Visitem e sigam a página Bom Sucesso e fique a conhecer tudo acerca do melhor arroz de Portugal 
https://www.facebook.com/arroz.bomsucesso/?fref=ts








TORRICADO DE BACALHAU

Como sugestão para este fim de semana, trago um prato muito apreciado cá por casa, uma receita tradicional do Ribatejo, que se faz no campo grelhando o bacalhau sobre brasas.
Em casa, se tiver churrasqueira ficará mais saboroso, mas pode também  assar o bacalhau e o pão no forno, em modo grill a 200ºC.
Garanto-vos uma deliciosa refeição, que agradará a todos que apreciem bacalhau… vejam as fotos e digam lá se está ou não com um aspecto saboroso?

Reparem na tábua  da Gradirripas que usei para servir este delicioso bacalhau. 




Ingredientes: 

3 postas de bacalhau do lombo (  usei da Riberalves 
4 fatias de pão caseiro com dois dias (usei alentejano)
5 dentes de alho
2 dl de azeite
pimenta e sal q.b.
salsa a  gosto
4 batatas médias






Preparação:

Utilize bacalhau demolhado. Unte as postas com azeite e leve-as a grelhar de ambos os lados até ficarem douradinhas.  
Coloque igualmente as fatias de pão a grelhar e  o pimento inteiro.
Enquanto isso, leve a cozer as batatas com a casca e temperadas com uma pitada de sal, mas retire-as ainda duras.
Retire o pão do forno ou brasas e unte-o de ambos os lados com 2 dentes de alhos picados e pincel com azeite e leve de novo á brasa ou forno.
Retire o bacalhau, deixe arrefecer um pouco, limpe-o de peles e espinhas e desfie-o.
Retire o pão e coloque num tabuleiro, por cima de cada fatia coloque o bacalhau desfiado, tempere com azeite e alhos picados, polvilhe com salsa.
Coloque as batatas inteiras,  regue com mais azeite e leve ao forno/brasa, apenas para aquecer e depois sirva de imediato.
Decore com azeitonas ( por lapso esqueci-me de colocar, mas fica sempre bem)



Espero que apreciem esta minha sugestão.



www.gradirripas.pt




www.riberalves.pt 


HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...