segunda-feira, 11 de setembro de 2017

TORTA DE VIANA

Para início de semana, preparei uma deliciosa torta com recheio de creme de ovos.
É uma receita típica de Viana do Castelo, uma torta muito usada na Páscoa, durante a visita Pascal, em muitas aldeias do Minho.
Uma receita muito simples de preparar.
Aqui vos deixo os ingredientes e a receita.




 Ingredientes para o creme: 5 colheres (sopa ) de açúcar, 1 colher (chá) de farinha maisena, 5 colheres (sopa) de água, 4 gemas, canela q.b., açúcar em pó q.b.


Ingredientes para a torta: 6 ovos tamanho L, 250 g de açúcar, 1 colher (café) de fermento, 120 g de farinha, manteiga  para untar, papel vegetal.










Preparação:

Prepare primeiro o creme: num tacho misture o açúcar com a farinha. Junte depois  a água e as gema. Misture muito bem e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume,  coloque numa tigela e  deixe arrefecer.
Unte uma folha de papel vegetal  com manteiga e forre um tabuleiro. Ligue o forno a 180ºC.

Prepare a torta: bata muito bem os ovos , adicionando o açúcar aos poucos, até que fique um creme bastante volumoso. Junte depois o fermento e a farinha e envolva suavemente.
Verta este preparado no tabuleiro e leve ao forno 20 a 30 minutos (depende do forno, no eléctrico demorou 20 minutos), até que fique coradinha.

Retire do forno, desenforme em cima de um pano  de cozinha, húmido e polvilhado com bastante açúcar em pó. Barre com o creme, enrole a torta com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Polvilhe com mais açúcar em pó e faça riscos de canela, de core a gosto e sirva.











Bom Apetite!

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...