sexta-feira, 14 de abril de 2017

ROSCA DE PÁSCOA

Há quem diga que Páscoa sem folar, não é Páscoa, mas cá por casa não apreciamos folares doces, por isso, em alternativa ao tradicional folar, trago uma rosca de coco, muito saborosa e que irá por certo alegrar a sua mesa de Páscoa.




Ingredientes:

Para o recheio: 1 lata de leite condensado, 50 g de coco ralado, 30 g de manteiga, 1 colher (sopa) de raspa de laranja.

Para a massa: 1 colher (sopa) de fermento padeiro seco, 2 dl de leite morno, 500 g de farinha, 1 pitada de sal, 100 g de açúcar, 90 g de manteiga amolecida, 1 ovo, farinha para polvilhar, manteiga para untar e 1 ovo batido para pincelar.


Preparação:

Comece por preparar o recheio: deite o leite condensado para um tacho, junte o coco ralado, a manteiga e a raspa de laranja e leve ao lume brando, mexendo sempre, até ficar uma mistura cremosa e atingir ponto-estrada ( ver o fundo do tacho). Retire do lume e deixe arrefecer.

Dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha em cima da bancada de trabalho, faça-lhe  uma cavidade no meio, junte o sal, o açúcar, a manteiga, o ovo e a mistura do leite. Misture tudo muito bem e trabalhe bem a massa com as mãos até se descolar da bancada e das mãos.  Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro duma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até duplicar o volume.

EM ALTERNATIVA: se tiver dificuldade em preparar a massa com as mãos, pode usar a batedeira, seguindo as mesmas instruções.
Para levedar rapidamente ( cerca de 40 minutos), coloque a tigela junto a uma janela onde bata sol.

Depois de levedar, coloque a massa em cima de um pano de cozinha polvilhado com farinha e estenda-a com o rolo da massa. 



Depois de bem esticado quase a cobrir o pano, espalhe em cima a mistura do recheio, já fria   e enrole com a ajuda do pano, como se faz com uma torta.





Barre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Depois corte o rolo em 7/8 pedaços iguais e disponha-os ao redor da forma com a parte que tiver mais recheio voltada para cima e coloque a última no centro. 




Tape com um pano e deixe levedar mais um pouco, até aumentar um pouco o volume (15/20 minutos). 

Como podem ver a forma ficou totalmente preenchida.

Pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. Por fim, retire, deixe arrefecer e desenforme e polvilhe com coco ( opcional) e sirva decorado a gosto.








Espero que experimentem esta deliciosa rosca.
Desejo a todos uma Santa Páscoa.





HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...