sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA

Como sugestão para o fim-de-semana escolhi apresentar uma receita de Carne de Porco à Alentejana, um reconfortante prato Alentejano.

Fica aqui a sugestão.



 Ingredientes:


1kg de carne de porco
4 colheres (sopa) de massa de pimentão
6 dentes de alho
2 folhas de louro
1,5 dl de vinho branco
500 g de ameijoas
1 colher (sopa) de margarina
3 colher (sopa) de azeite
8 batatas médias
1 raminho de coentros
Óleo para fritar
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte a carne de porco em pedaços médios, coloque-os numa tigela grande, tempere com a massa de pimentão, os alhos picados , o louro, sal e pimenta a gosto, adicione o vinho branco, misture bem e deixe marinar no frio de um dia para o outro. Coloque também as ameijoas na água de um dia para o outro para libertarem a areia e mude a água algumas vezes.

      No dia do preparo, leve um tacho ao lume com a margarina e o azeite, deixe aquecer, adicione a carne escorrida da marinada e deixe alourar. Junte 3 colheres (sopa) da marinada e deixe cozinhar durante 15 minutos ou até a carne ficar tenra. Adicione mais 3 colheres (sopa) da marinada, envolvendo na carne. Quando a carne estiver tenra, junte as ameijoas  e deixe cozinhar até abrirem.

   Entretanto descasque as batatas, corte-as aos cubos e leve-as a fritar em óleo.  Depois de fritas,escorra-as. 
    Retire o tacho  da carne do lume e adicione as batatas fritas, envolva delicadamente e sirva polvilhado com coentros picados.


Nota: Acompanhe com um bom vinho Alentejano.






HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...