quarta-feira, 6 de setembro de 2017

DOCE DE TOMATE

Conforme prometido há já algumas semanas, só  hoje consegui um bocadinho para preparar o post no blog, da  minha receita de Doce de Tomate.
Desta vez fiz cerca de 5 quilos, pois tinham-me dado muitos tomates, uns para salada, outros congelei para usar nos meus cozinhados e os mais maduros escolhi para o Doce de Tomate, que todos adoram cá por casa e não só!! alguns amigos também se deliciaram.
Este doce de tomate, sem corantes nem conservantes, desde que os frascos sejam esterilizados correctamente, conservam-se durante um ano. Depois de aberto o frasco, pode durar até 1 mês, sempre no frigorífico. Aqui em casa depois de aberto dura uma semana, pois somos demasiado gulosos.
Aprendi a fazer o doce a igualar o peso do tomate ao açúcar, mas acho que é um exagero, por isso uso sempre metade do peso dos tomates.
Em relação aos tomates, apenas lhes retiro a pele, as grainhas são aproveitadas.
E agora vamos aos ingredientes e à preparação:

~
Ingredientes:

5 kg de tomate maduro,  2,5 kg de açúcar, raspa de limão e um pau de canela


Preparação:

Retire a pele aos tomates e corte-os aos pedaços.
Coloque-os num tacho alto e largo e adicione o açúcar, a casca do limão e o pau de canela.
Vai ao lume a cozinhar, em lume brando e vá mexendo de vez em quando.
Neste caso o tempo de cozedura,  foi  cerca de 3 horas, por isso aconselho, aos seguidores que vão agora experimentar, que façam apenas 1 kg de tomate, com 500 g de açúcar. Em 30/40 minutos terão o doce pronto.
O doce só ficará pronto quando atingir o chamado "ponto-estrada".
Para os que não sabem o que é,  coloquem num prato uma colher bem cheia do preparado e passem ao meio com uma colher de pau. Se ficar uma "estrada" é porque já atingiu o ponto certo. Senão terão que deixar cozinhar um pouco mais.
Esqueci-me de tirar fotos para vos mostrar, mas mostro do doce de abóbora que também fiz, só para que percebam melhor.
Aqui está:


Vamos agora falar um pouco de esterilização dos frascos onde irão colocar o doce.
Normalmente tenho sempre frascos limpos, por isso passo-os por água quente, assim como as tampas e depois coloco numa panela com água a ferver e deixo uns 10 minutos ao lume.
De seguida, retiro com uma pinça e verto-os sobre um pano limpo.
Quando o doce fica pronto e com a ajuda duma concha, encho os frascos, coloco as tampas de imediato, invertendo-os durante 24 horas, este processo irá formar vácuo e ajudar na conservação do doce ( como já disse 1 ano enquanto fechados, 1 mês de pois de aberto no frigorífico). 


E pronto, é fácil não acham?
Espero que tenham apreciado o meu doce e gostaria que experimentassem e depois me dissessem se gostaram



Parceiro A Loja das Tábuas, reparem como são lindas...

Visitem a página do facebook em https://www.facebook.com/lojadastabuas/?ref=br_rs  e o site
www.lojadastabuas.pt


HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...