quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

FEIJOADA DE JAVALI


Hoje, dia 1 de Fevereiro, é dia de mais um desafio "Dia Um... Na Cozinha", onde nos foi proposto apresentarmos um prato tradicional português.

E a verdade, é que a nossa gastronomia é tão rica, que foi difícil escolher que prato apresentar.

Acabei por me decidir por uma feijoada de javali.

Trata-se dum prato de caça confeccionado em diferentes regiões de Portugal, apresentando diferentes variantes na receita decorrentes das tradições gastronómicas de cada uma delas.

A carne do javali é escura e muito apreciada por quem a prova, caracterizando-se por não ter muita gordura, ser praticamente isenta de colesterol e bastante rica em proteínas e sais minerais.

Tem contudo um sabor muito intenso, pelo que é necessária uma boa preparação e aplicação de temperos.

A receita que vos trago vem dum amigo de  família, caçador, por isso, se quiserem experimentar recomendo que sigam a receita a preceito  e posso garantir-vos uma excelente refeição para degustar em família, acompanhada dum bom vinho tinto.



Ingredientes: 

1 kg de javali em pedaços (com e sem osso)
2 cenouras 
1 cebola grande 
5 dentes de alho 
2 tomates maduros grandes
1 colher (de chá) de tomilho  
2 folhas de louro  
1 couve lombarda (cerca de 500 g) 
100 g de bacon 
cerca de 900 g de feijão encarnado ( usei 1 lata das grandes) 
200 ml de vinho tinto 
1 chouriço de carne
1 farinheira 
150ml de azeite 
sal e  pimenta q.b.  
água 1 litro 
1 molho de coentros

Preparação:

Tempere o javali na noite anterior ao preparo. Coloque numa caçarola de barro, os pedaços de javali, junte os 3 alhos picados e o tomilho. Tape, guarde no frigorífico até à hora de preparar.

No dia do preparo pique a cebola ( usei a mandolina da borner) e os tomates, limpos de peles e sementes, coloque num tacho, de preferência de barro (desta vez não utilizei porque o parti), adicione o azeite e o bacon aos cubinhos. 
Leve ao lume e deixe refogar um pouco, adicione então a carne e verta a marinada. 
Junte as cenouras cortadas às rodelas muito finas, tempere com sal e pimenta, a gosto e deixe cozinhar até o álcool evaporar.


Ao mesmo tempo, noutro tacho coza o chouriço e a farinheira em cerca de ½ L de água.

Entretanto prepare a couve lombarda, lave-a e solte-a por folhas e corte-as ao meio.
Quando a carne começar a ficar seca, adicione a água da cozedura dos enchidos e ½ L de água quente, junte a couve lombarda e o chouriço de carne, cortado às rodelas, misture bem e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.

Por fim, adicione o feijão, a farinheira cortada, rectifique os temperos se necessário e deixe levantar fervura.

Polvilhe com coentros picados e sirva bem quente.


Bom Apetite :)














10 comentários:

  1. Que bom aspeto. Agora fiquei indecisa pois deram me um pedaço e outra bloguista apresentou chanfada. Já não sei qual decidir mas levo a tua comigo...

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/dia-um-na-cozinha-e-rancho-portuguesa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara, só posso dizer-te que feijoada de javali é de comer e chorar por mais. A chanfana nunca comi, mas por certo será outro prato delicioso. Obrigada por teres vindo espreitar o meu blog. Beijinhos

      Eliminar
  2. Que delicia de Feijoada.
    Como diz Claro difícil escolha lolll
    Também eu tenho mais um pedaço de javali na arca e tenho que o gastar não estamos em tempos de desperdícios.
    Esta feijoada parece me uma boa solução!
    Ja ca estou a seguir blog Alexandra
    Beijo
    Elsa
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Õbrigada Elsa por teres vindo ao meu blog.
      Experimenta esta feijoada e depois diz-me o que achaste.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ola Alexandra

    Esses amiguinhos javalis, aqui na minha zona têm-se tornado uma verdadeira praga, pois dao-nos cabo das sementeiras e comem o pasto que deveria ser para o gado...

    Confesso que a primeira vez que comi javali nao tive uma experiencia muito boa, ou nao estaria bem temperado, ou nao o souberam confecionar, tenho uma certa curiosidade em experimentar comer por quem o saiba mesmo fazer...

    Achei essa tua feijoada muito original e com um aspeto mesmo delicioso!! quem sabe eu nao me arrisco a provar novamente o javali assim???

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Sabes que durante muitos anos eu não comi javali, pois a minha primeira experiência foi num restaurante e sinceramente estava intragável.
      Há cerca duns 10 anos, o meu marido comprou a um amigo caçador, metade dum javali e esse caçador separou as diversas partes, umas para fritar, outras para grelhar, outras para cozer e deu-me a receita da feijoada. Tive receio, mas confrontada com tanta carne, não tive outra hipótese.... a feijoada ficou muito saborosa, todos se lamberam e os outros pratos também, por acaso ainda não os publiquei aqui.
      Por isso aconselho-te a experimentar, segue a receita, pois realmente o segredo está no tempero.
      Obrigada por vires espreitar o blog.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Pois como dizia no comentário do fb
    e concordando contigo nas carnes de caça o tempero é essencial. Na verdade eu não gosto muito de caça, mesmo muito bem temperada, talvez seja psicológico, admito mas o teu prato está com um óptimo aspecto!
    beijinhos
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o teu comentário, Ana. Não conheço o teu blog mas vou já espreitar e seguir-te. Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu gosto muito de javali e de caça em geral. Acho este prato um perdição! Ainda por cima traz-me umas recordações bonitas...
    Beijinhos.
    Susana

    ResponderEliminar
  6. Também colocou vinho tinto na marinada??

    ResponderEliminar

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...