quinta-feira, 26 de outubro de 2017

DOCE DE AMEIXA

 Há muito que vos prometi esta receita, mas nem sempre é fácil arranjar um tempinho para me dedicar ao blog e à página.

Este ano a minha ameixoeira presenteou-me com bastantes ameixas, que fui dando a amigos, fomos comendo, mas para o fim já estavam muito maduras, por isso decidi preparar um doce, que ficou delicioso.

Preparei 2 quilos de ameixa, mas se quiserem experimentar com menos, fiquem a saber que a quantidade de açúcar será sempre metade do peso das ameixas.


Ingredientes: 2 kg de ameixa e 1 kg de açúcar.





Preparação: 
Lave as ameixas e retire-lhes o caroço. Corte aos pedaços e coloque num tacho.
Depois junte o açúcar e leve a lume brando, uns 30 minutos,  mexendo para não se agarrar.
Entretanto o açúcar vai ficando liquido e a ameixa vai ficando cozida, experimente com um garfo esmagar, se achar que já está macia, retire do lume e com a varinha mágica reduza a puré.
Retire uma concha para um prato e confira se já atingiu o ponto-estrada ( já aqui expliquei noutros doces): passa uma colher de pau pelo meio, se ficar estrada está no ponto, se ainda estiver um pouco liquida, deixe mais um tempinho ao lume.










1 comentário:

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...