segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Arroz doce tradicional (versão 2)

Para adoçar a vossa semana e os gulosos cá de casa, preparei o meu arroz doce preferido e especial;  aquele que aprendi com a minha avó. No entanto hoje resolvi fazer uma pequena alteração e que resultou muito bem. 
Em vez de inicialmente colocar água para abrir o arroz, decidi fazê-lo com leite e apenas gastei 1Litro, menos o,5L do habitual.



Ingredientes:

300 g de arroz carolino Bom Sucesso
300 g de açúcar 
casca de limão
1 pau de canela e canela em pó q.b.  Suldouro-Navires
1 c. (de sopa) bem cheia de manteiga
1 pitada de sal
1 L de leite 
 4 gemas de ovo

Preparação:
Leve um tacho ao lume com leite, a casca de limão, o pau de canela, a manteiga e a pitada de sal. Quando começar a ferver junte o arroz e deixe cozinhar bem, em lume brando e mexendo  sempre, até o leite se evaporar. Vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre. O arroz começará a ganhar volume e notará que ficará bastante cremoso; isto é uma das grandes caracteristicas do carolino Bom Sucesso. 
Repita até esgotar o leite. Experimente e verifique se o arroz está bem cozido e só depois deve acrescentar o açúcar. 
Numa tigela, deite as gemas e retire do preparado umas colheradas. Junte, mexa bem para que as gemas não fiquem coalhadas. Depois verta para o tacho e mexa mais um pouco, para que as gemas fiquem bem incorporadas.
Ligue novamente o fogão por 3 minutos sempre a mexer e volte a desligar. 
Retire a casca do limão e o pau de canela. 
Deite para uma travessa larga, ou taças individuais,  polvilhe com a canela em pó da Suldouro-Navires, faça a decoração a seu gosto.

Para preparar o arroz doce usei o  carolino Bom Sucesso, um arroz mais volumoso e aveludado, que incha mais e cria mais goma que as outras variedades, o carolino é o tipo de arroz mais genuinamente português e o que melhor se adequa à nossa tradição gastronómica.

As suas características fazem com que absorva como nenhum, os aromas e sabores dos temperos e ingredientes com que é cozinhado.
É por isso o arroz ideal para a preparação de pratos tradicionais portugueses, entre outos o arroz doce.

O arroz doce foi aromatizado com um pau de canela da Suldouro - Navires e decorado com canela em pó também da mesma marca.
Suldouro-Navires está no mercado com uma grande variedade de especiarias.














Parceiros nesta receita, Bom Sucesso Arroz e Suldouro-Navires, duas marcas de confiança, sempre presentes na minha culinária. 










Sem comentários:

Enviar um comentário

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...