quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

POLVO GRELHADO

Normalmente faço esta receita no verão, quando os dias nos permitem aproveitar a churrasqueira.
Trata-se dum polvo grelhado na brasa. Haverá receita mais fácl de preprar?
Podia apenas temperar com azeite e alho picado, mas decidi fazer um molho de coentros, o que tornou esta receita, duplamente deliciosa.




Ingredientes

1 polvo com 1,5 kg, sal e pimenta preta q.b., 5 dentes de alho, 1 saquinho de batatinhas assar, ½ dl de azeite, 1 raminho de coentros picados, ½ cebola e um fio de azeite para cozer o polvo, 1 limão.

Preparação


O polvo deve ser cozido em água, apenas com um fio generoso de azeite e ½ cebola. Só depois de cozido tempere com sal e deixe uns 10 minutos dentro de água. 

Noutro tacho entale as batatinhas por 10 minutos, temperadas com sal. 

Depois, leve o polvo a grelhar nas brasas, mas se não tiver essa possibilidade, poderá usar o grill do forno a 220ºC  ou um grelhador.

As batatinhas  deverão ir ao forno com casca, temperadas com um fio generoso de azeite, durante 20 minutos. 

Prepare então o molho de coentros: coloque o azeite numa tigelinha e pique finamente o molhinho de coentros e os dentes de alho cortados finamente, um pouco de pimenta preta e envolva tudo muito bem.

Decorrido o tempo, separe o polvo por tentáculos para dispor numa travessa, juntamente com as batatinhas que deve apertá-las  ( a murro ).

Faça os pratos e tempere com o molho de coentros e acompanhe com salada. Se gostar esprema um pouco de limão por cima do polvo.

Bom Apetite, espero que experimentem e deixem aqui  sua opinião nos comentários.

2 comentários:

  1. Nossa...nunca comi polvo, mas fiquei com vontade de fazer essa receita!!Obrigada por compartilhar!
    Começarei a seguir seu blog!

    ResponderEliminar
  2. Ola Alexandra

    Adoro, adoro adoro polvo, grelhado, seja la de que maneira for... adoro mesmo.. o teu tem um aspeto magnifico e delicioso... pode ser tanto no verao como no inverno calha sempre muito bem!!

    Beijinhos

    http://www.cinnamonandcocoa.pt/

    ResponderEliminar

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...