domingo, 6 de novembro de 2016

ARROZ DOCE TRADICIONAL

Fico muito feliz quando um seguidor me envia um email a dizer que está a deliciar-se comas minhas receitas. É muito gratificante saber que o tempo despendido com a página e o blog, não é tempo perdido, antes pelo contrário. 
Deixo aqui a receita do arroz doce tradicional que me foi pedida, e para todos quantos me seguem.


Ingredientes: 
300 g de açúcar
água suficiente para cobrir o arroz no tacho ( 5 a 6 dl )
1 casca de limão
1 pau de canela
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 pitada de sal
2 L de leite
8 gemas 
canela em pó q.b.


Preparação:

Leve um tacho ao lume com a água, a casca de limão, o pau de canela, a manteiga e a pitada de sal. Quando começar a ferver junte o arroz e deixe cozinhar bem, em lume brando e mexendo quase sempre, até a água se evaporar por completo.
Num púcaro leve o leite ao lume e deixe aquecer bem, depois acrescente-o, aos poucos e mexendo de vez em quando ao tacho do arroz. 
Deixe cozinhar bem até ficar cremoso e até que esteja mesmo cozido, só depois adiciona o açúcar. Deixe apurar mais uns minutos e desligue o fogão.
Numa tigela, deite as gemas e retire do preparado umas colheradas e junte mexendo sempre e depois de muito bem mexido verta para o tacho do preparado mexendo continuadamente. 
Ligue novamente o fogão por 3 minutos sempre a mexer e volte a desligar. 
Rejeite a casca do limão e o pau de canela. 
Verta para uma travessa larga, ou taças pequenas e decore a gosto, com canela.


Sem comentários:

Enviar um comentário

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...