quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

BOLO DE ANIVERSÁRIO

Para celebrar o 75º aniversário da minha sogra, decidi experimentar uma receita que há muito tinha guardado e que é da Ana G. Neves da página/blog Recanto com tempero, que por sinal é uma página cheia de sabor, recheada de amor, com cobertura de dedicação e inspiração. 
Convido-vos desde já a conhecê-la, a gostarem e a seguirem Recanto com tempero, em https://www.facebook.com/recantocomtempero/

Quanto à receita escolhida, foi o bolo fécula de batata.

Vou transcrever a receita original, mas como fiz algumas alterações,  ao lado vou explicando o que alterei.




BOLO FECULA DE BATATA

Ingredientes:

Para a massa
. 6 ovos (gemas e claras em separado)
. 200g de açúcar
. 100g de fécula de batata
. 1 colher de chá de fermento em pó
. manteiga e farinha q.b. (para a forma do bolo)

Para o creme (recheio e cobertura)

. 200mL de natas
. 300mL de leite
. 3 gemas
. 100g de açúcar
. 40g de amido de milho
. 2 colheres de chá de aroma de baunilha (aqui alterei para aroma de limão, para cortar um pouco o doce) e posso garantir que ficou excelente 

Para a decoração  ( original)   

. coco ralado q.b.
. bolinhas prateadas q.b.
. palitos de champanhe q.b.

Aqui optei por uma decoração flores e pérolas da Vahiné

|Preparação:

Para a massa

. Bata as claras em castelo firme e reserve.
. Adicione aos poucos o açúcar às gemas e bata com a batedeira (velocidade média) até obter um creme clarinho e fofo, com cerca do dobro do volume inicial (demora 10 a 15 minutos). 
. Acrescente ao creme anterior e alternadamente, as claras em castelo e a fécula de batata peneirada com o fermento. Vá misturando tudo muito bem com uma vara de arames, até obter uma massa bem homogénea.
. Despeje a massa numa forma untada e enfarinhada (usei uma forma redonda de silicone com 23 cm de diâmetro).
. Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe cozer por 30 minutos até ficar douradinho (faça o teste do palito para verificar a cozedura: espete o palito em zonas diferentes do bolo; quando o palito sair limpo o bolo está pronto, mas não o deixe cozer demais). A meio da cozedura reduza a temperatura do forno para 150ºC.
. Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer. Depois desenforme e corte o bolo ao meio para o rechear com o creme.

Para o creme

. Enquanto o bolo coze, pode ir fazendo o creme. Misture o açúcar com o amido de milho, um pouco do leite e as gemas (batidas previamente com um garfo).
. Leve o restante leite com as natas e a baunilha ao lume até ferver. Verta este preparado sobre a mistura anterior, mexendo sem parar.
. Volte a levar ao lume até engrossar o suficiente (mexendo sempre).
. Deixe o creme arrefecer um pouco antes de o aplicar no bolo.

 Montagem do bolo (original)

. Ponha uma das partes do bolo no prato de servir e barre-o generosamente com o creme.
. Coloque por cima a outra parte do bolo. Se começar a deslizar, endireite-a e espete um palito no centro do bolo (eu não precisei de o fazer).
. Cubra a lateral do bolo e a sua superfície com o creme até o gastar todo.
. Corte os palitos de champanhe ao meio e disponha-os à volta do bolo. Aderem muito bem ao creme, mas se achar necessário pode colocar uma fita à volta para ajudar a prende-los ou simplesmente se gostar do efeito. 


Alteração: depois de barrar com o creme, optei por cobrir com Fondant pasta de açúcar da  Vahiné e decorar com flores e pérolas também da Vahiné e atei com fita de seda.

O resultado foi o que podem ver pelas fotos, um bolo com um interior muito fofo, com um delicioso recheio e cobertura, o creme fica excelente.

Fiquei fã desta receita.

OBRIGADA Ana de Recanto com tempero.


 




Agradeço os vossos comentários.
Obrigado pela visita. Voltem sempre :)

sábado, 3 de fevereiro de 2018

BACALHAU GRELHADO EM CAMA DE ESPINAFRE

A minha sugestão de peixe para este fim-de-semana, vai para um prato de bacalhau, muito apreciado cá por casa.




Ingredientes:

4 postas de bacalhau do lombo
1 kg de batatas para assar
1 molho de espinafres
4 dentes de alho 
300 g de broa de milho
 azeitonas
azeite e sal q.b.


 Preparação:

Pré-aqueça o forno em modo grill. Descasque  as batatas, coloque-as num tabuleiro, tempere de sal e regue com um fio generoso de azeite. Coloque no forno. Ao mesmo tempo, utilize a grelha do forno para grelhar o bacalhau.

Enquanto isso arranje os espinafres, separe as folhas, lave e coloque-as numa frigideira. Regue com um fio de azeite e leve ao lume, envolvendo bem com a colher de pau. Bastam uns 5/8 minutos. Verta para uma travessa de servir, espalha fazendo uma “cama” no centro ou por toda a travessa, como quiser.

Na mesma frigideira coloque a broa, que deverá primeiro desfazer grosseiramente, regue com um fio generoso de azeite, vá  envolvendo durante 10 minutos.

Entretanto o bacalhau está  grelhado, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o e coloque-o na travessa, em cima da cama de espinafres. Pique os alhos, coloque por cima do bacalhau. À volta ou no centro, como quiser, coloque as batatas e a broa por cima do bacalhau. Se necessário, regue com um fio de azeite.

Enfeite com azeitonas e sirva bem quente. 









Deixe aqui o seu comentário.
Agradeço a sua visita.


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA

Como sugestão para o fim-de-semana escolhi apresentar uma receita de Carne de Porco à Alentejana, um reconfortante prato Alentejano.

Fica aqui a sugestão.



 Ingredientes:


1kg de carne de porco
4 colheres (sopa) de massa de pimentão
6 dentes de alho
2 folhas de louro
1,5 dl de vinho branco
500 g de ameijoas
1 colher (sopa) de margarina
3 colher (sopa) de azeite
8 batatas médias
1 raminho de coentros
Óleo para fritar
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte a carne de porco em pedaços médios, coloque-os numa tigela grande, tempere com a massa de pimentão, os alhos picados , o louro, sal e pimenta a gosto, adicione o vinho branco, misture bem e deixe marinar no frio de um dia para o outro. Coloque também as ameijoas na água de um dia para o outro para libertarem a areia e mude a água algumas vezes.

      No dia do preparo, leve um tacho ao lume com a margarina e o azeite, deixe aquecer, adicione a carne escorrida da marinada e deixe alourar. Junte 3 colheres (sopa) da marinada e deixe cozinhar durante 15 minutos ou até a carne ficar tenra. Adicione mais 3 colheres (sopa) da marinada, envolvendo na carne. Quando a carne estiver tenra, junte as ameijoas  e deixe cozinhar até abrirem.

   Entretanto descasque as batatas, corte-as aos cubos e leve-as a fritar em óleo.  Depois de fritas,escorra-as. 
    Retire o tacho  da carne do lume e adicione as batatas fritas, envolva delicadamente e sirva polvilhado com coentros picados.


Nota: Acompanhe com um bom vinho Alentejano.






quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

FEIJOADA DE JAVALI


Hoje, dia 1 de Fevereiro, é dia de mais um desafio "Dia Um... Na Cozinha", onde nos foi proposto apresentarmos um prato tradicional português.

E a verdade, é que a nossa gastronomia é tão rica, que foi difícil escolher que prato apresentar.

Acabei por me decidir por uma feijoada de javali.

Trata-se dum prato de caça confeccionado em diferentes regiões de Portugal, apresentando diferentes variantes na receita decorrentes das tradições gastronómicas de cada uma delas.

A carne do javali é escura e muito apreciada por quem a prova, caracterizando-se por não ter muita gordura, ser praticamente isenta de colesterol e bastante rica em proteínas e sais minerais.

Tem contudo um sabor muito intenso, pelo que é necessária uma boa preparação e aplicação de temperos.

A receita que vos trago vem dum amigo de  família, caçador, por isso, se quiserem experimentar recomendo que sigam a receita a preceito  e posso garantir-vos uma excelente refeição para degustar em família, acompanhada dum bom vinho tinto.



Ingredientes: 

1 kg de javali em pedaços (com e sem osso)
2 cenouras 
1 cebola grande 
5 dentes de alho 
2 tomates maduros grandes
1 colher (de chá) de tomilho  
2 folhas de louro  
1 couve lombarda (cerca de 500 g) 
100 g de bacon 
cerca de 900 g de feijão encarnado ( usei 1 lata das grandes) 
200 ml de vinho tinto 
1 chouriço de carne
1 farinheira 
150ml de azeite 
sal e  pimenta q.b.  
água 1 litro 
1 molho de coentros

Preparação:

Tempere o javali na noite anterior ao preparo. Coloque numa caçarola de barro, os pedaços de javali, junte os 3 alhos picados e o tomilho. Tape, guarde no frigorífico até à hora de preparar.

No dia do preparo pique a cebola ( usei a mandolina da borner) e os tomates, limpos de peles e sementes, coloque num tacho, de preferência de barro (desta vez não utilizei porque o parti), adicione o azeite e o bacon aos cubinhos. 
Leve ao lume e deixe refogar um pouco, adicione então a carne e verta a marinada. 
Junte as cenouras cortadas às rodelas muito finas, tempere com sal e pimenta, a gosto e deixe cozinhar até o álcool evaporar.


Ao mesmo tempo, noutro tacho coza o chouriço e a farinheira em cerca de ½ L de água.

Entretanto prepare a couve lombarda, lave-a e solte-a por folhas e corte-as ao meio.
Quando a carne começar a ficar seca, adicione a água da cozedura dos enchidos e ½ L de água quente, junte a couve lombarda e o chouriço de carne, cortado às rodelas, misture bem e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.

Por fim, adicione o feijão, a farinheira cortada, rectifique os temperos se necessário e deixe levantar fervura.

Polvilhe com coentros picados e sirva bem quente.


Bom Apetite :)














sábado, 6 de janeiro de 2018

BOLO DE REI TRADICIONAL


Para assinalar o Dia de Reis, nada melhor que apresentar o respectivo bolo.



Ingredientes: 

500 g farinha, 3 ovos (tamanho L), 100 g açúcar, 100 g de manteiga, 30 g de fermento, 0,5 dl de leite, ½ cálice de aguardente, raspa de 1 laranja, 1 colher (café) sal fino, frutas cristalizadas q.b., frutos secos q.b., frutas cristalizadas para decorar, açúcar em pó para polvilhar, 1 gema de ovo para pincelar.


Preparação:

Aqueça ligeiramente o leite e desfaça nele o sal e o fermento.
À parte, bata os ovos, adicione-lhes a manteiga derretida (não muito quente)bem como o leite e a água ardente.
Coloque a farinha numa taça e adicione-lhe a raspa das laranjas. Posteriormente junte-lhe também o açúcar e misture tudo.
Faça um buraco no meio e deite nele a mistura dos ovos com o leite e amasse tudo.
Ao fim de estar tudo bem envolvido, adicione as frutas e continue a amassar até que a massa comece a desprender das mãos (se notar que a massa está muito seca, pode adicionar mais um ovo -depende do tamanho dos ovos-).
Alise a massa (com as mãos), tape-a com um pano e coloque-a num local quente e deixe levedar entre 1h e 2h.
Quando a massa dobrar o seu volume, retire bolas e massa e dê forma ao bolo.
Pincele a massa com as gemas e decore-o com frutas. Deixe levedar novamente cerca de 15 minutos.
Posteriormente leve-os ao forno (180º) aproximadamente 30 minutos.
Para que a base do bolo não fique queimada, pode forrar o tabuleiro com papel vegetal e polvilha-lo com farinha.
Se desejar, ao fim de estar cozido, pode pincela-lo com geleia ou adicione apenas o açúcar em pó.






Espero que apreciem e experimentem

A receita é da página Sobremesas de Domingo (https://www.facebook.com/sobremesasdedomingo/ ) 

sábado, 23 de dezembro de 2017

TRONCO DE NATAL

Queridos seguidores, hoje preparei o meu tronco de Natal, de fácil preparação e que agrada a miúdos e a graúdos.
Experimentem e surpreendam os vossos familiares na noite de consoada.

Desejo-vos um Santo e Feliz Natal




Ingredientes para a massa: 

150 g de açucar , 5 ovos inteiros + 2  gemas, vinho do Porto q.b., 125 g de farinha de trigo com fermento (usei Branca de Neve), 50 g de manteiga

Ingredientes para o creme: 

250 g de manteiga, 150 g de açúcar, 2 gemas, 1 clara, 1 colher de sopa de café soluvel, 125 g de chocolate culinário (usei Nestelé)


Preparação:
     Misture os ovos inteiros com as gemas e o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado e depois junte alternadamente, sem bater, a farinha peneirada e a manteiga derretida (e fria).

    Deite o preparado num tabuleiro, forrado com papel vegetal e untado com manteiga e leve a cozer a 180º C, durante 15/ 20 minutos.

    Comece agora a preparar o creme: misture muite bem a manteiga com o açúcar e adicione as gemas e a clara, bata muito bem. Depois junte o café dissolvido num pouco de água quente e bata energicamente, até o creme ficar homogéneo.
    Por fim, junte o chocolate derretido em banho-maria.

    Decorrido o tempo de cozedura da massa, desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar em pó. Salpique com o vinho do Porto e barre com metade do creme de chocolate.
    Enrole com cuidado, com a ajuda do pano, corte um pedaço na diagonal e coloque junto à outra parte, ou em cima, como quiser, a formar um tronco.

    Não se preocupe se não ficar muito perfeito, pois lembre-se que os troncos das árvores tão não o são.
    Barre então o bolo e com um garfo desenhe as nervuras, como vê na foto.

    Depois decore a gosto.







    quinta-feira, 26 de outubro de 2017

    DOCE DE AMEIXA

     Há muito que vos prometi esta receita, mas nem sempre é fácil arranjar um tempinho para me dedicar ao blog e à página.

    Este ano a minha ameixoeira presenteou-me com bastantes ameixas, que fui dando a amigos, fomos comendo, mas para o fim já estavam muito maduras, por isso decidi preparar um doce, que ficou delicioso.

    Preparei 2 quilos de ameixa, mas se quiserem experimentar com menos, fiquem a saber que a quantidade de açúcar será sempre metade do peso das ameixas.


    Ingredientes: 2 kg de ameixa e 1 kg de açúcar.





    Preparação: 
    Lave as ameixas e retire-lhes o caroço. Corte aos pedaços e coloque num tacho.
    Depois junte o açúcar e leve a lume brando, uns 30 minutos,  mexendo para não se agarrar.
    Entretanto o açúcar vai ficando liquido e a ameixa vai ficando cozida, experimente com um garfo esmagar, se achar que já está macia, retire do lume e com a varinha mágica reduza a puré.
    Retire uma concha para um prato e confira se já atingiu o ponto-estrada ( já aqui expliquei noutros doces): passa uma colher de pau pelo meio, se ficar estrada está no ponto, se ainda estiver um pouco liquida, deixe mais um tempinho ao lume.










    segunda-feira, 11 de setembro de 2017

    TORTA DE VIANA

    Para início de semana, preparei uma deliciosa torta com recheio de creme de ovos.
    É uma receita típica de Viana do Castelo, uma torta muito usada na Páscoa, durante a visita Pascal, em muitas aldeias do Minho.
    Uma receita muito simples de preparar.
    Aqui vos deixo os ingredientes e a receita.




     Ingredientes para o creme: 5 colheres (sopa ) de açúcar, 1 colher (chá) de farinha maisena, 5 colheres (sopa) de água, 4 gemas, canela q.b., açúcar em pó q.b.


    Ingredientes para a torta: 6 ovos tamanho L, 250 g de açúcar, 1 colher (café) de fermento, 120 g de farinha, manteiga  para untar, papel vegetal.










    Preparação:

    Prepare primeiro o creme: num tacho misture o açúcar com a farinha. Junte depois  a água e as gema. Misture muito bem e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume,  coloque numa tigela e  deixe arrefecer.
    Unte uma folha de papel vegetal  com manteiga e forre um tabuleiro. Ligue o forno a 180ºC.

    Prepare a torta: bata muito bem os ovos , adicionando o açúcar aos poucos, até que fique um creme bastante volumoso. Junte depois o fermento e a farinha e envolva suavemente.
    Verta este preparado no tabuleiro e leve ao forno 20 a 30 minutos (depende do forno, no eléctrico demorou 20 minutos), até que fique coradinha.

    Retire do forno, desenforme em cima de um pano  de cozinha, húmido e polvilhado com bastante açúcar em pó. Barre com o creme, enrole a torta com a ajuda do pano e deixe arrefecer. Polvilhe com mais açúcar em pó e faça riscos de canela, de core a gosto e sirva.











    Bom Apetite!

    quarta-feira, 6 de setembro de 2017

    DOCE DE TOMATE

    Conforme prometido há já algumas semanas, só  hoje consegui um bocadinho para preparar o post no blog, da  minha receita de Doce de Tomate.
    Desta vez fiz cerca de 5 quilos, pois tinham-me dado muitos tomates, uns para salada, outros congelei para usar nos meus cozinhados e os mais maduros escolhi para o Doce de Tomate, que todos adoram cá por casa e não só!! alguns amigos também se deliciaram.
    Este doce de tomate, sem corantes nem conservantes, desde que os frascos sejam esterilizados correctamente, conservam-se durante um ano. Depois de aberto o frasco, pode durar até 1 mês, sempre no frigorífico. Aqui em casa depois de aberto dura uma semana, pois somos demasiado gulosos.
    Aprendi a fazer o doce a igualar o peso do tomate ao açúcar, mas acho que é um exagero, por isso uso sempre metade do peso dos tomates.
    Em relação aos tomates, apenas lhes retiro a pele, as grainhas são aproveitadas.
    E agora vamos aos ingredientes e à preparação:

    ~
    Ingredientes:

    5 kg de tomate maduro,  2,5 kg de açúcar, raspa de limão e um pau de canela


    Preparação:

    Retire a pele aos tomates e corte-os aos pedaços.
    Coloque-os num tacho alto e largo e adicione o açúcar, a casca do limão e o pau de canela.
    Vai ao lume a cozinhar, em lume brando e vá mexendo de vez em quando.
    Neste caso o tempo de cozedura,  foi  cerca de 3 horas, por isso aconselho, aos seguidores que vão agora experimentar, que façam apenas 1 kg de tomate, com 500 g de açúcar. Em 30/40 minutos terão o doce pronto.
    O doce só ficará pronto quando atingir o chamado "ponto-estrada".
    Para os que não sabem o que é,  coloquem num prato uma colher bem cheia do preparado e passem ao meio com uma colher de pau. Se ficar uma "estrada" é porque já atingiu o ponto certo. Senão terão que deixar cozinhar um pouco mais.
    Esqueci-me de tirar fotos para vos mostrar, mas mostro do doce de abóbora que também fiz, só para que percebam melhor.
    Aqui está:


    Vamos agora falar um pouco de esterilização dos frascos onde irão colocar o doce.
    Normalmente tenho sempre frascos limpos, por isso passo-os por água quente, assim como as tampas e depois coloco numa panela com água a ferver e deixo uns 10 minutos ao lume.
    De seguida, retiro com uma pinça e verto-os sobre um pano limpo.
    Quando o doce fica pronto e com a ajuda duma concha, encho os frascos, coloco as tampas de imediato, invertendo-os durante 24 horas, este processo irá formar vácuo e ajudar na conservação do doce ( como já disse 1 ano enquanto fechados, 1 mês de pois de aberto no frigorífico). 


    E pronto, é fácil não acham?
    Espero que tenham apreciado o meu doce e gostaria que experimentassem e depois me dissessem se gostaram



    Parceiro A Loja das Tábuas, reparem como são lindas...

    Visitem a página do facebook em https://www.facebook.com/lojadastabuas/?ref=br_rs  e o site
    www.lojadastabuas.pt


    HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

    Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...