segunda-feira, 21 de novembro de 2016

TENTAÇÃO DE CHOCOLATE

Hoje celebro 32 anos de união, sendo 24 anos de casamento.
Para assinalar a data preparei um delicioso bolo de chocolate, recheado de morangos. 


Ingredientes para o bolo:
6 ovos  
6 colheres de sopa de chocolate em pó 
8 colheres de sopa de açúcar  
1 colher de sopa de fermento em pó  
2 colheres de sopa de manteiga  
100 g de coco ralado

Para a cobertura: 
500 ml de leite
1/2 chávena de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de chocolate em pó
 2 colheres  sopa de maizena.


Preparação:
Bata o açúcar com a manteiga utilizando a batedeira, depois adicione os ovos um a um e envolva bem com uma vara de arames. Junte o chocolate em pó e o fermento, continue a envolver bem e por fim junte o coco ralado. Misture tudo muito bem.
Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e forre com papel vegetal e unte-o também.
Verta o preparado e leve ao forno a 170ºC durante 25 minutos.

Decorrido o tempo retire do forno, desenforme e coloque no prato de servir. Deixe arrefecer, corte o bolo  em duas rodelas da mesma espessura,  coloque morangos cortados e depois tape  com a outra rodela.

Coloque uma caçarola ao lume com o leite, o chocolate em pó e o açúcar, mexa até ferver. Junte a maizena e vá mexendo até engrossar um pouco.
Depois, espalhe por cima do bolo e decore com morangos, a gosto.


Normalmente sobra um pouco do chocolate que derreteu para a cobertura, por isso pode colocar no fundo de 2 taças 2 morangos partidos aos bocadinhos, um pouco do chocolate, depois mais um pouco de chantilly de compra, de novo chocolate e enfeite com morangos. 


Espero que gostem e experimentem.



domingo, 20 de novembro de 2016

BOLO DE CANELA

Neste domingo chuvoso, que convida a ficar em casa, trago uma receita de um bolinho "domingueiro", muito fácil de preparar e com ingredientes básicos que todas as cozinham têm.
Trata-se dum bolo de canela, que aromatizou a minha cozinha com um agradável perfume de canela...e mais logo ao lanche, será apreciado pela minha família.
Deixo aqui os passos para que o preparem rapidamente e também o possam apreciar nas vossas casas, ainda hoje.


Ingredientes: 
( use uma chávena de chá como medida)
2  chávenas  de açúcar
3  chávenas de farinha
4 ovos
1 chávena de leite
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
6 colheres de sopa de manteiga
Uma pitada de sal
Raspa de um limão
Açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Comece por bater  a manteiga à mão ( ou à máquina em velocidade média) até que a manteiga fique cremosa.
Adicione o açúcar aos poucos, batendo sempre.
Junte os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Não junte o ovo seguinte, sem que o anterior esteja bem incorporado.
De seguida  o leite, o sal, a canela e a raspa do limão e continue a bater.
Quando o preparado ficar com este aspecto cremoso, está na altura de passar à junção da farinha.
Adicione então a farinha misturada com o fermento e peneirada, envolvendo bem, mas sem bater.
Por fim verta o preparado para uma forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha.Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. durante 40/45 minutos.
Aos 40 minutos de cozedura,  faça o teste do palito, se ainda sair agarrado deixe por mais 5 minutos.
E aqui está o bolinho prontinho a desenformar.
Polvilhem com açúcar em pó, a gosto.
Reparem no interior do bolo e digam se não está convidativo? Concordam?
Então não fiquem só a olhar as fotos,experimentem e depois digam-me se gostaram.
Termino desejando a todos, boa continuação de um Santo Domingo.




segunda-feira, 14 de novembro de 2016

BACALHAU À MINHOTA

O bacalhau à minhota é um prato que aprendi a fazer muito cedo,  com a minha mãe, natural de Ponte de Lima.
O que vos posso dizer? É um bacalhau que é frito e servido com uma deliciosa cebolada.
É muito fácil de preparar.


Ingredientes:  
3 postas de bacalhau do lombo 
pimentão doce q.b. 
100 g de batatas 
sal e pimenta q.b.
3 cebolas grandes
5 dentes de alho 
1,5 dl de azeite 
coentros q.b. 
óleo para fritar..




Preparação:
Demolhe bem o bacalhau. No dia do preparo, seque as postas com papel absorvente e polvilhe-as com pimentão doce. Frite-as depois em óleo, em lume moderado e de ambos os lados. Retire-as e coloque-as em cima de papel absorvente.
Descasque as batatas, lave-as, corte-a em rodelas e frite-as no mesmo óleo onde fritou as postas de bacalhau. Depois de fritas, retire-as e escorra-as, tempere-as com um pouco de sal fino e coloque-as igualmente em papel absorvente. Coloque o bacalhau numa travessa e as batatas à volta, como vê na foto. Reserve.
Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas finas e lamine os alhos. 
Numa frigideira, aqueça o azeite, junte a cebola e os dentes de alho, tempere com pimenta e deixe ref.ogar. Quando a cebola começar a ficar douradinha e macia, retire e verta por cima do bacalhau.
Sirva polvilhado com coentros ( se gostar).

E a minha ajudante, a mandolina da Borner, sempre presente na minha cozinha. 
Visite o site www.borner.pt e adquira já a sua, vai ver que ajuda grande lhe vai dar.



quarta-feira, 9 de novembro de 2016

BOLO DE NOZ

Hoje trago um delicioso bolo de noz, cuja receita é do Blog Na Cozinha da Sara, de que gosto muito e que poderão visitar e seguir em: http://nacozinhadasara.blogspot.pt/search/label/bolo%20de%20noz e a sua página cheia de coisas deliciosas que a Sara Patrão, tão bem fazer.
Visitem e gostem da página. em https://www.facebook.com/Na-Cozinha-da-Sara-407260436049299/?fref=ts Posso garantir que é um bolo delicioso e que fará sucesso na sua mesa...Posso garantir que é um bolo delicioso.



Ingredientes:
200 gr. manteiga
160 gr. açúcar mascavado
4 ovos
1 lata de leite condensado
300 gr. farinha
1 colher de sobremesa de fermento
100 gr. miolo de noz
1 colher de sopa de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de canela
margarina



Cobertura:
100 gr. açúcar em pó
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de leite quente




Ligue o forno a 180º. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.
Numa tigela, coloque a manteiga amolecida e o açúcar. Bata bem, junte as gemas uma a uma, batendo sempre. Adicione o leite condensado e  mexa bem. Junte a farinha e o fermento e bata. 
Bata as claras em castelo. Junte as nozes, o vinho do Porto e a canela. Mexa bem. Por fim, incorpore as claras em castelo. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
Para a cobertura, coloque todos os ingredientes numa tigela e bata com uma vara de arames. deite sobre o bolo ainda quente.

domingo, 6 de novembro de 2016

ARROZ DOCE TRADICIONAL

Fico muito feliz quando um seguidor me envia um email a dizer que está a deliciar-se comas minhas receitas. É muito gratificante saber que o tempo despendido com a página e o blog, não é tempo perdido, antes pelo contrário. 
Deixo aqui a receita do arroz doce tradicional que me foi pedida, e para todos quantos me seguem.


Ingredientes: 
300 g de açúcar
água suficiente para cobrir o arroz no tacho ( 5 a 6 dl )
1 casca de limão
1 pau de canela
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 pitada de sal
2 L de leite
8 gemas 
canela em pó q.b.


Preparação:

Leve um tacho ao lume com a água, a casca de limão, o pau de canela, a manteiga e a pitada de sal. Quando começar a ferver junte o arroz e deixe cozinhar bem, em lume brando e mexendo quase sempre, até a água se evaporar por completo.
Num púcaro leve o leite ao lume e deixe aquecer bem, depois acrescente-o, aos poucos e mexendo de vez em quando ao tacho do arroz. 
Deixe cozinhar bem até ficar cremoso e até que esteja mesmo cozido, só depois adiciona o açúcar. Deixe apurar mais uns minutos e desligue o fogão.
Numa tigela, deite as gemas e retire do preparado umas colheradas e junte mexendo sempre e depois de muito bem mexido verta para o tacho do preparado mexendo continuadamente. 
Ligue novamente o fogão por 3 minutos sempre a mexer e volte a desligar. 
Rejeite a casca do limão e o pau de canela. 
Verta para uma travessa larga, ou taças pequenas e decore a gosto, com canela.


MOLOTOF COM COBERTURA DE OVOS MOLES

Esta receita é também habitual na minha mesa de Natal.
Para aqueles (as) seguidores (as)  que têm receio de fazer porque nunca sai bem, deixo aqui a minha receita e um conselho para que tudo corra bem: 
decorridos os 20 minutos de cozedura do molotof, deve deixar que este arrefeça dentro do forno, o que pode demorar 1 hora ou mais, deste modo o doce não baixa e só deve cobrir com os ovos moles quando o molotof estiver frio.


Ingredientes: 
8 claras
160 g de açúcar
água
manteiga
sal 
caramelo líquido q.b.

Para os ovos moles: 
1 chávena ( chá ) de açúcar
½ chávena ( chá ) de água
8 gemas

Preparação:
Ligue o forno a 180º C e coloque dentro um recipiente com água. 
Unte uma forma de pudim ou bolo, com buraco e reserve. 
Separe as gemas das claras e bata as últimas com uma pitada de sal, em meio-castelo. 
Adicione o açúcar e continue a bater, Acrescente, batendo sempre, caramelo líquido, em quantidade que entender, até obter a cor pretendida. 
Verta na forma e leve ao forno, em banho-maria, no recipiente que inicialmente colocou no forno, durante 20 minutos. 

Prepare os ovos moles: Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver, até obter o ponto pérola. Retire e reserve. 
À parte, bata as gemas com um garfo e vá vertendo-as sobre a calda de açúcar e mexendo sempre. 
Depois, leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco. Quando retirar o molotof do forno, desenforme e cubra com os ovos moles e regue com um pouco de caramelo líquido. 
Sirva fresco.


FATIAS DOURADAS ( no forno)


Para quem procura uma receita de fatias douradas mais saudáveis, deixo aqui uma receita de como as poderá fazer no forno.


Ingredientes: 

1 cacete rústico
5 dl de água
100 g de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
2 ovos
leite q.b.
canela q.b.



 Preparação: 

Deixe o pão secar 1 ou 2 dias. No dia do preparo, coloque num tacho a água com o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. 

Leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Retire e reserve.
Ligue o forno a 200ºC. Corte o pão em fatias. 

Num recipiente, bata os ovos com as claras e noutro coloque leite morno. Passe as fatias de pão pelo leite e depois pelos ovos. Coloque-as num tabuleiro de forno e polvilhe-as com um pouco de canela em pó.
Leve ao forno até que fiquem douradas. Retire, descole-as e na hora se servir coloque numa taça e regue com a calda.

BOLO REI TRADICIONAL

Para os apreciadores de bolo rei, o que me dizem deste?
Tem um aspecto convidativo?
Uma deliciosa receita da página/ Blog Sobremesas de Domingo, da Maria Lopes, que aconselho desde já a visitarem pois tem muitas delícias que podem experimentar. 
Vou também publicar o link dum vídeo onde poderão ver a Maria Lopes a preparar o  bolo. 
O vídeo que vão ver apresenta uma receita para preparar 8 bolos, no entanto deixo aqui as quantidades necessárias para prepararem apenas 1 bolo. 
Sigam à risca o que vão ver no vídeo, pois foi o que eu fiz e o resultado é aquele que podem ver nas fotos… quase não tinha tempo de tirar fotos, já o bolo ia quase a meio.

Ingredientes:

500 g farinha
3 ovos (tamanho L)
100 g açúcar
100 g de manteiga
30 g de fermento
0,5 dl de leite~
½ cálice de aguardente
raspa de 1 laranja
1 colher (café) sal fino
frutas cristalizadas q.b.
frutos secos q.b.
frutas cristalizadas para decorar
açúcar em pó para polvilhar
1 gema de ovo para pincelar. 


Preparação: 

Aqueça ligeiramente o leite e desfaça nele o sal e o fermento. 
À parte bata os ovos, adicione-lhes a manteiga derretida (não muito quente)bem como o leite e a água ardente. 
Coloque a farinha numa taça e adicione-lhe a raspa das laranjas. 
Posteriormente junte-lhe também o açúcar e misture tudo. 
Faça um buraco no meio e deite nele a mistura dos ovos com o leite e amasse tudo. 
Ao fim de estar tudo bem envolvido, adicione as frutas e continue a amassar até que a massa comece a desprender das mãos (se notar que a massa está muito seca, pode adicionar mais um ovo -depende do tamanho dos ovos). 
Alise a massa com as mãos, tape-a com um pano e coloque-a num local quente e deixe levedar entre 1h e 2h. 
Quando a massa dobrar o seu volume, retire bolas e massa e dê forma ao bolo.
Pincele a massa com as gemas e decore-o com frutas.
Deixe levedar novamente cerca de 15 minutos. 
Posteriormente leve-os ao forno (180º) aproximadamente 30 minutos. 
Para que a base do bolo não fique queimada, pode forrar o tabuleiro com papel vegetal e polvilha-lo com farinha. 
Se desejar, ao fim de estar cozido, pode pincela-lo com geleia ou adicione apenas o açúcar em pó.



Veja aqui o vídeo completo da preparação do bolo rei, siga o link:







ESCANGALHADO COM RECHEIO DE MAÇA


Num post anterior, apresentei-vos um delicioso Bolo, o escangalhado com recheio  de chocolate, agora mostro o escangalhado com recheio de maçã.
É um bolo que pode fazer em qualquer altura do ano, mas que este Natal poderá encher a sua mesa.



Ingredientes:

1 cálice de aguardente
100 g de uvas passas
25g de fermento de padeiro
leite - qb
125 g + 500 g de farinha
180 g de açúcar
100 g de manteiga
1 pitada de sal
4 ovos
300 g de nozes e pinhões
6 maçãs grandes ( a seu gosto, usei golden)
50g de margarina
1 ovo para pincelar
manteiga para barrar a forma e farinha para polvilhar
açúcar e margarina q.b. 


Preparação:

Colocar a aguardente, num recipiente, com as passas e deixar macerar.
Dissolver o fermento de padeiro, num pouco de leite morno, adicionar 125 g de farinha, amassar e deixar levedar até ficar com o dobro do volume.
Cozer as maçãs e picá-las de forma grosseira.
Bater o açúcar com a manteiga, uma pitada de sal e os ovos. Levar a massa a lume brando e juntar o fermento já levedado. De seguida amassar muito bem. Juntar aos poucos a restante farinha e amassar. Se for necessário juntar um pouco de leite até obter uma massa macia.
Misturar na massa as passas com a aguardente, os frutos secos picados e o preparado de maçã.
Deixar a massa levedar, até obter o dobro do volume inicial.
Deve moldar um quadrado (escangalhado), dentro dum tabuleiro previamente untado e enfarinhado, pincelar com o ovo batido e deixar levedar de novo. Aquecer o forno a 180ºC. Decorar com os restantes pinhões e nozes a gosto.
Levar ao forno já quente e deixar cozer cerca de 40 minutos.

sábado, 5 de novembro de 2016

ARROZ DOCE DOURADO

Esta sobremesa, é uma alternativa ao arroz doce tradicional, não leva ovos e o açúcar foi substituído por adoçante e o leite de vaca por leite de soja.


Ingredientes

5 dl de água
1 colher de sopa de creme vegetal ( usei vaqueiro)
2 paus de canela
1 casca de limão
1 pitada de sal
2 L de leite de soja
1 colher de sopa de farinha custard
250g de arroz carolino
20 g de adoçante
canela em pó para decorar.

Preparação: 

Leve ao lume um tacho com água, o creme vegetal, os paus de canela, a casca de limão e uma pitada de sal.

Retire 1 dl ao leite e dissolva nele a farinha custard. Reserve.
Junte o arroz ao tacho e deixe cozer, em lume brando, até que fique sem água, mexendo sempre.
Ferva o restante leite e adicione-o aos poucos ao arroz, mexendo sempre até que fique cremoso. Acrescente o adoçante e a farinha dissolvida e deixe ferver durante 3 minutos, mexendo até engrossar.
Retire o arroz do lume, rejeite os paus de canela e a casca de limão e verta-o para uma taça ou travessa. Decore com canela enquanto está quente.

COROA DE FRUTOS SECOS

Uma coroa de frutos secos ou bolo rainha, é uma excelente alternativa ao tradicional bolo rei, pois há quem não goste dos frutos cristalizados do bolo rei e gostem de frutos secos.
Deixo aqui a minha sugestão.




Ingredientes:

 500 g farinha
3 ovos (tamanho L)
100 g açúcar
100 g de manteiga
30 g de fermento
0,5 dl de leite
½ cálice de aguardente
raspa de 1 laranja
1 colher (café) sal fino
frutos secos q.b. usei nozes partidas, pinhões e amêndoa laminada)
gila q.b.
1 gema de ovo para pincelar.

Preparação:

Aqueça ligeiramente o leite e desfaça nele o sal e o fermento.
À parte, bata os ovos, adicione-lhes a manteiga derretida (não muito quente) bem como o leite e a água ardente.
Coloque a farinha numa taça e adicione-lhe a raspa das laranjas. Posteriormente junte-lhe também o açúcar e misture tudo.
Faça um buraco no meio e deite nele a mistura dos ovos com o leite e amasse tudo.
Ao fim de estar tudo bem envolvido, adicione alguns frutos secos e continue a amassar até que a massa comece a desprender das mãos (se notar que a massa está muito seca, pode adicionar mais um ovo -depende do tamanho dos ovos).
Alise a massa (com as mãos), tape-a com um pano e coloque-a num local quente e deixe levedar entre 1h e 2h.
Quando a massa dobrar o seu volume, retire bolas e massa e dê forma ao bolo.
Pincele a massa com as gemas e decore-o com os frutos secos e um pouco de gila. Deixe levedar novamente cerca de 15 minutos.
Posteriormente leve-os ao forno (180º) aproximadamente 30 minutos.
Para que a base do bolo não fique queimada, pode forrar o tabuleiro com papel vegetal e polvilha-lo com farinha.

HAMBURGUER DE BACALHAU EM PÃO DO CACO

Há dias fui a um restaurante em Torres Vedras, e quando olhei para a ementa, chamou-me a atenção o hambuguer de bacalhau em pão do caco. Com...